TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Disciplinares

Por:   •  16/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

TRABALHO ESTUDOS DISCIPLINARES I

ALUNA : LUCIANA SILVEIRA MELO   RA: 1320811

PÓLO SÃO ROQUE

2015

[pic 2]

INTRODUÇÃO

Neste trabalho analisamos o uso linguístico concreto de falantes em uma questão discursiva presente no texto 2,  tomando como base o conceito de sociolinguística exposto no texto 1.

ANÁLISE

Geralmente as características culturais estão presente na comunicação , cujos padrões podem variar de acordo com o tempo, espaço geográfico e social. Sendo assim, a habilidade do falante é parte de sua competência comunicativa  e algo que o distingue.

O texto 2   é uma transcrição da fala característica de pessoas que moram em áreas mais afastadas dos centros urbanos. Através de sua análise, pode-se perceber  que os interlocutores são falantes situados num mesmo contexto sociocultural e o que pode ser fruto de demonstram ter um grau de escolaridade mais baixo. Entretanto, são capazes de manter uma perfeita comunicação  e  mostram pertencem ao mesmo grupo social. Sendo assim,  a pragmática do texto está correta.

Nota-se o uso variacional na interação das personagens onde:

Homem1: Os homi estão doido...

- Houve simplificação da concordância e desnasalização da vogal depois da sílaba tônica em: Os homi/Os homens. – O predicativo do sujeito não está em concordância com o sujeito em: estão doido/estão doidos.

Homem 2: Pru quê?

-Pode demonstrar  um problema de  inversão quinética,  em que  o indivíduo pode ler ou escrever “grafo’ ao invés de “garfo”, assim como “Pru” ao invés de “Por”. O mais provável neste caso é que isso seja devido ao    baixo grau de alfabetização da personagem.

Homem 1: Andaru fazenu coisas besta cum dinhero do povo. Fizeru lambança.

- No texto transcrito, percebemos o uso variacional dos homens envolvidos na interação e um processo de desnasalização na desinência da terceira pessoa do plural em: Andaru/Andaram e fizeru/fizeram, assimilação do “ndo” em fazenu/fazendo e redução do ditongo decrescente em: dinhero/dinheiro.

Homem 2: E nóis só padece, cumpadi.

-Esta última frase acaba reafirmando que ambas são personagens típicas de áreas rurais.


CONCLUSÃO

Ao concluirmos essa análise , podemos afirmar que a fala é realmente baseada em convivências social e cultural . O segundo texto mostra, de fato, que existem diferenças linguística entre a população rural e a  população das cidades .

         Para a Sociolinguística , o que mais interessa nesta análise, é o fato de que existe comunicação entre os interlocutores de um discurso, mesmo que haja variantes linguísticas.

BIBLIOGRAFIA

http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao06/artigos_junior.php

http://www.sociodialeto.com.br/edicoes/8/09052011091540.pdf

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (183.5 Kb)   docx (90.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com