TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios de português - A ode triunfal

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  14.477 Visualizações

Página 1 de 3

Exercícios sobre o poema "A Ode Triunfal"

1) Que elementos do mundo moderno aparecem nos versos transcritos?

A eletricidade e as lâmpadas elétricas, as fábricas, as máquinas e suas engrenagens e motores, os automóveis, os túneis, os canais e a telegrafia-sem-fio.

2) Qual é a impressão que o eu lírico manifesta, na primeira estrofe, sobre essa nova realidade?

Apesar de confessar que a realidade da vida moderna pode ser dolorosa, na primeira estrofe o eu lírico enaltece a beleza singular existente no caos da rotina dentro das fábricas, tão recentes e desconhecidas pelos antigos.

3) Transcreva os versos em que o eu lírico manifesta o desejo de tornar-se máquina. O que explicaria, nesses versos, o desejo de o eu lírico ter os mesmos atributos das máquinas?

“Ah, poder exprimir-me todo como um motor se exprime!

Ser completo como uma máquina!

Poder ir na vida triunfante como um automóvel último-modelo! “

“Exprimir-se como um motor se exprime” pode representar o desejo do eu lírico de poder se expressar e ser ouvido como um motor é ouvido, de forma estrondosa e contínua pelos que o cercam, assim como os trabalhadores ouvem aos barulhos da fábrica. “Ser completo como uma máquina” revela a vontade de ter um funcionamento semelhante ao de uma máquina, programada e com uma função específica, diferente das incertezas que envolvem ser humano. “Poder ir na vida triunfante como um automóvel último-modelo! “ reforça a última ideia, fazendo uma analogia com os sentimentos de derrota e insegurança que nos cercam e com a vontade de termos uma vida gloriosa, como é, teoricamente, a vida de um automóvel último-modelo.

4) “Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r eterno!” Nesse verso, um recurso expressivo sintetiza a imagem da civilização industrial, mundo das máquinas. Qual é ele? Explique sua resposta.

O recurso expressivo que sintetiza a imagem da civilização industrial no poema se dá pelo “r-r-r-r-r-r”, uma onomatopeia que reproduz na escrita o som que no poema é oriundo das máquinas das fábricas.

5) Leia os versos abaixo:

“Canto, e canto o presente, e também o passado e o futuro,

Porque o presente é todo o passado e todo o futuro”

“Eia todo o passado dentro do presente!

Eia todo o futuro já dentro de nós! Eia!”

Embora o poema seja uma manifestação de ideia do Futurismo, nesses versos o eu lírico discorda de um dos princípios expressos no manifesto. Qual é esse princípio? Explique.

“Nós estamos no promontório extremo dos séculos!... Por que haveríamos de olhar para trás, se queremos arrombar as misteriosas portas do Impossível? O Tempo e o Espaço morreram ontem. Nós já estamos vivendo no absoluto, pois já criamos a eterna velocidade onipresente.”

Ao contrário do apresentado no Manifesto, que renega ao passado e enaltece o futuro, em Ode Triunfal o eu lírico exalta a importância do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com