TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL

Artigos Científicos: FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

O presente tem como objetivo lançar um olhar sobre a história a formação do professor do ensino fundamental, buscando compreender e analisar as condições de trabalho do professor.A metodologia usada foi a leitura que visa relatar o contexto sobre a formação de professores e a qualidade do exercício docente.Para fundamentar o entendimento, partimos de citações dos teóricos Pimenta e Anastasiou, ( 2002, p.95-6) que avalia esse processo de formação continuada, como igualdade social e possibilidade de desenvolvimento e Tardif. M, com a leitura e interpretação de seu livro que prioriza que o saber não provem de uma fonte única, mas de várias, e de momentos da vida e da carreira profissional.

INTRODUÇÃO

Esse texto tem como objetivo, relatar alguns aspectos que influenciam bastante na formação do docente no ensino fundamental, que resulta de grandes mudanças ocorridas desde a época em que a educação foi inserida até os dias contemporâneos.

A formação e profissionalização dos professores de ensino fundamental é de extrema importância como a formação do instrumento do pensamento. Sabemos que atualmente o profissional e docente vem enfrentando uma constante perda do status, do salário e da autonomia seguido de precarização do ensino, trazendo grande preocupação, pois a educação começou a ser desprestigiada afastando os jovens da profissão.

A formação continuada dos professores de acordo com os novos olhares expressos pela LDB 9304/06, revelou importantes valores no sentido de qualificar o profissional docente, visando o alcance de melhores níveis de aprendizado na escola brasileira. No entanto requer amplas reflexões no sentido de mudar as condições de trabalhos aos professores da educação brasileira.Pois, ser um professor hoje, não é mais dar informação aos alunos, e sim eles chegarem com elas! Cabe ao professor ajudar a seleciona-la em conhecimento cientifico usando o conhecimento científico na prática.

É nesse contexto que queremos estabelecer conexões entre a prática pedagógica e a formação do professor partindo do pressuposto de que a educação é, de modo geral, considerada fundamental para o desenvolvimento da humanidade, embora não haja homogeneidade nessa forma de pensamento.

Para se compreender esse pressuposto, faz-se necessário o resgate dos modos de como a educação é pensada pela analise do discurso racionalista cartesiano da modernidade.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Pimenta acreditava que “consolidar o processo de ampliação quantitativa da escolarização básica e iniciar a sua melhoria”. (PIMENTA, 2002, P.56) era extremamente necessário para educação e formação de professores do ensino fundamental.

Ele defendia a igualdade social, para áreas de desenvolvimento econômico, cientifico, humano, cultural, político e tecnológico, criticava as leis implantadas na época da ditadura militar, eram ideologias que demonstraram que o ensino vinha precário e não apresentava melhoras reais.

Pimenta priorizava os poderes aquisitivos serem essenciais e reais para a educação, estabelecendo bases, percebendo diferenças entre os discursos e os programas de ação.

Já Maurice Tardif enfoca que o saber não provém do individuo, mas da colocação e da participação de várias fontes e diferentes momentos de vida e carreira profissional.

O aspecto profissional da educação abrange para educação reflexiva de um grupo, não somente para o tecnológico, e sim para um processo coletivo regular, as ações, os juízos e as decisões sobre ensino.Nesse aspecto a educação é constituída no dizer de Pimenta e Anastasiou (2002, p. 95 -6) condições para o estabelecimento de:

Maior igualdade social, para o desenvolvimento econômico cientifico, humano,cultural, político tecnológico.E é exatamente o reconhecimento desse poder relativo, mas, sem dúvida, real da educação que instaura bases para perceber as diferenças entre os discursos e os programas de ação que efetivamente traduzam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com