TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino de História e Geografia na Formação de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil.

Por:   •  30/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.610 Palavras (7 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

O Ensino de História e Geografia na Formação de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil.

São Paulo 2014

Nomes:

Debora Henrique Carneiro RA B49HFH-0

Rosangela Almeida RA B40DHD-8

Ivaneide Bruno Medeiros RA B5471C-7

Ana Claudia Neves RA A79AF3-7

Annanda Aoki RA B52FHD6

Nilvania Aragão RA B53CIG-4

Suzana Cristina dos Santos Souza RA P742EH-9

Introdução

Este trabalho tem como objetivo discutir a formação dos professores de história e geografia, na formação inicial, Faculdade Metropolitana de Caieiras, Universidade Paulista Unip e Faculdades Integradas Campos Salles, considerando os estudantes em fase de conclusão do curso de Geografia e os professores formadores. A dualidade presente na formação traz consequências para os demais níveis de ensino. A visão fragmentada entre conteúdo teórico, pesquisa e prática pedagógica traz consequências significativas para o exercício da profissão. Como é pensada a formação deste educador? Qual o perfil pensado para ele? Como o professor que forma professor se vê nesta função? Apesar de suas especificidades, o trabalho intelectual não deve ser hierarquizado, e crescer em importância conforme o nível de educação em que atua. Deve ser estimulado para que a formação de professores busque o nível mais alto, e mantenha o tripé ensino, pesquisa e extensão. Professor intelectual, pesquisador, produtor de conhecimentos: Através de entrevistas, análise de programas e atas de discussões dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos, pretende-se chegar a compreensão de como é pensado o curso de história e geografia na preparação dos seus vários campos de trabalho, dando ênfase à licenciatura.

Este trabalho pretende discutir sobre o ensino de Geografia nas Séries Iniciais do ensino fundamental e educação infantil, considerando sua relevância para a formação do individuo, bem como o papel do professor de História na contribuição para a consciência crítica e descoberta de si como agente de transformação social, com o poder de intervir na sociedade. Idéias são discutidas, amparando-se em diversos autores, para corroborar a importância do estudo e ensino de História e Geografia nas séries iniciais.

O estudo de História e Geografia deve ter o professor como meio de ligação entre o conhecimento e o aluno, derrubando desse modo o paradigma de que História é uma ciência decorativa. Logo, faz-se necessário que novas maneiras de ser, sentir e saber o mundo sejam estimuladas no ensino de História, visando favorecer a formação do cidadão para que este assuma formas de participação social, política e de atitudes críticas diante da realidade que o cerca, aprendendo a discernir limites e possibilidades em sua atuação e transformação da realidade histórica na qual esta inserida.

A educação proporciona a emancipação e promove a autonomia e a consciência crítica dos educandos. Neste sentido, a educação deve estender-se a todos os homens sem distinção de cor, credo ou qualquer outro tipo de discriminação. Nesse sentido, o Ensino de História perpassa por estas leituras, envolvendo principalmente a questão de tempo e da ação do homem no meio. Enquanto ser histórico, o individuo tem a função de intervir e questionar a história que lhe é ensinada.

Desenvolvimento

Carga Horária:

Faculdade Metropolitana de Caieiras – Fundamentos e Práticas do ensino de Historia 040 Hrs. Fundamentos e Práticas de ensino de Geografia 040 Hrs.

Universidade Paulista Unip Metodologia e Prática do Ensino de História e Geografia 040 Hrs.

Faculdades Integradas Campos Salles –

Objetivos:

Faculdade Metropolitana de Caieiras:

• Proporcionar aos alunos contato com textos acadêmicos, ensinando-os a compreender com autonomia as ideias e as informações neles contidos.

• Colaborar no aperfeiçoamento das estratégias de estudo dos alunos,propor diversificadas formas de se relacionar com a leitura, produzindo resumos,fichamentos,esquemas e/ou apresentações.

• Mostrar que noções como espaço e tempo são aprendidos e que é necessário entender com essas categorias formam-se no mente das crianças.

• Refletir sobre a ação do Homem entre cotidiano e ensino de História.

• Estudar as propostas oficiais de ensino de geografia e história para a educação infantil e ensino fundamental.

• O Ensino de geografia através da iconografia, música, cinema e mídia.

• Pensar a história e geografia e a ação do homem sobre o ambiente.

• Pensar o ensino de historia e geografia no contexto da chamada globalização.

Universidade Paulista Unip:

• Dominar princípios técnicos – Metodológicos das áreas de conhecimento que se constituam objeto da prática pedagógica do professor.

• Compreender o processo de construção do conhecimento do individuo inserido no seu contexto social e cultural.

• Articular o ensino e a pesquisa na produção do conhecimento e na prática educativa.

• Identificar e explorar diferentes perspectivas teóricas e práticas que dão sustentação ao ensino dessas disciplinas.

• Identificar relações sociais no seu próprio grupo de convívio, na sociedade e em outros tempos e espaços.

• Instrumentalizar o aluno para uma nova proposta metodológica do ensino de historia e geografia de forma a possibilitá-lo uma compreensão sistemático

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com