TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO OS FUNDAMENTOS DA AÇÃO DOCENTE CONTRIBUEM PARA A PRATICA DO PROFESSOR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO

Dissertações: COMO OS FUNDAMENTOS DA AÇÃO DOCENTE CONTRIBUEM PARA A PRATICA DO PROFESSOR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/7/2014  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

A ação docente é a prática educativa . A prática tem de acompanhar as mudanças nos processos pedagógicos, científicos , históricos , tecnológicos e sendo assim a ação docente tem que acompanhar as transformações do mundo contemporâneo, tanto as teorias pedagógicas como a vivência do professor . Essas práticas devem estar pautadas em conhecimentos teóricos e científicos mas não podem se distanciarem da humanização na educação.

2 DESENVOLVIMENTO

Análises de entrevistas realizadas à professores em escola municipal em Petrópolis,Rj.

As perguntas foram direcionadas a dois professoes de história e um professor de matemática que se encotrava na função de diretor adjunto, do estabelecimento de ensino Liceu Carlos Chagas Filho.

ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA.

Todos eles planejam suas aulas antecipadamente pautados no ppp das escolas em que trabalham o que difere é o método aplicado na elaboração dos planos, percebi que várias questões modificam o planejamento prévio. As constantes paralizações devido a greves da categoria do magistério aqui no estado do Rio de Janeiro foi unânimidade entre eles , os tres citaram o mesmo motivo nos ultimos anos, Mas na região serrana do Rio de Janeiro não pôde deixar de citar as fortes chuvas que frequentemente provocam paralizações no calendário , causando adaptações nos planos de aula.

DESENVOLVIMENTO DAS AULAS .

Nesse momento da entrevista pude contar com apenas um professor.

“Eu desenvolvo as aulas de acordo com o rendimento de cada turma o rendimento depende muito do interesse da classe em relação ao tema que estiver sendo abordado. por exemplo:Há aulas que necessito de mais exercícios para explicar um mesmo assunto as vezes o texto do livro didático não é suficiente para que haja a fixação do conteúdo.” Percebi que uma turma é sempre diferente de outra, quando o assunto é a compreenssão do conhecimento.

AVALIAÇÃO:

O método de avaliação foi muito diversso, muda muito de uma escola para outra ; as provas já não são uma única forma de avaliar um aluno.

“ A PROVA É UMA INVERDADE . AQUILO QUE O ALUNO COLOCA NUMA PROVA NÃO

REVELA O QUE ELE SABE”

RUBEM ALVES.

GESTÃO ESCOLAR :

Os professores da minha pesquisa relataram que estão percebendo uma diferença quando se trata da questão gestão nas escolas , me disseram que o termo diretor de escola está cada vez mais em desuso, me parece um resquício dos governos militares... nessa escola ainda existe o cargo de diretor adjunto questionei. É as mudanças são lentas, brincou o diretor. Mas a comunidade escolar se estende

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com