TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenômenos Gramaticais

Trabalho Universitário: Fenômenos Gramaticais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  1.865 Visualizações

Página 1 de 2

Num texto, há muito mais do que uma série de palavras. Cada uma possui um significado, mas nem sempre isso é tão simples. A área semântica de algumas é restrita, como “carburador”. A de outras, é abrangente, como “mão”. Essa, pode pode ter uma variedade de significados, que podemos perceber nos exemplos:

A mão de Vera ficou machucada.

Ele nunca dirige na mão.

A parede vai receber uma mão de tinta.

Segundo Perini, é a partir daí que se realiza o processo de interpretação das estruturas que ouvimos ou lemos. Essa interpretação leva em conta diversos recursos que o receptor precisa usar, como:

A) A estrutura formal da frase

Em Eu gosto de Vera o receptor percebe que de vem logo depois do verbo, o que significa que se trata de um complemento do verbo e exclui a opção de que algo pertence a Vera, como em A casa de Vera.

B) Outras palavras que ocorrem na frase

O conhecimento do leitor o leva a entender que mão de tinta significa “uma camada de tinta” devido à posição da palavra tinta em relação a mão na frase A parede vai receber uma mão de tinta.

C) Outros aspectos do conhecimento do mundo

O receptor exclui interpretações que não fazem sentido. Por exemplo: ao ouvirmos A mão de Vera, sabemos que Vera é “possuidora” da mão. E quando ouvimos O copo de plástico, sabemos que plástico é o material de que é feito o copo, pois não faz sentido o copo possuir o plástico.

Dessa forma, se cada palavra só tivesse seu significado do contexto, os textos seriam incompreensíveis. Devemos analisar toda a extensão do texto e, dessa forma, analisar o significado do texto. A ordem dos termos também interfere a interpretação da frase, como em Ele é um grande jogador e Ele é um jogador grande. O conhecimento de mundo de quem recebe a mensagem conta muito para a interpretação de qualquer texto oral ou escrito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com