TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fernanda Souza Almeida

Resenha: Fernanda Souza Almeida. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Resenha  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

Fernanda Almeida Sousa*

________________________________________________________________________

PAULA,L.G.O ensino reflexivo e o processo de mudança da prática do professor.

________________________________________________________________________

Este capítulo, que faz parte de uma pesquisa colaborativa de duas professoras universitárias de inglês: entraves e mudanças; tem como objetivo principal fazer uma análise acerca do am Giroux(1997),Zeichner e Liston(1959),Pimenta(2002), entre outros.

Segundo os autores, há uma necessidade de mudanças no ensino e de transformações dos prpfessores, daí surge o ensino reflexivo. Essa teori a concebe o professor como um profissional reflexivo, capaz de assumir papéis ativos nas discussões curriculares e nas reformas educacionais. De acordo com Geroux(1997,p.157-158),o professor como intelectual crítico deve se engajar em um exercício de autocrítica da natureza e da finalidade da “preparação dos professores, dos programas de treinamento no trabalho e das formas dominantes de escolarização". O conhecimento acadêmico do professor sobre põe o conhecimento do professor e o conhecimento do aluno , de maneira que a realidade escolar se espelha na realidade encontrada na sociedade como um todo. Assim, o professor reflexivo crítico serve não só para a seu próprio crescimento ,mas também para o crescimento do aluno.

Para Pimenta o processo de mudança não pode ser apenas dentro da sala de aula, essa mudança deve ser mais ampla e abranger toda escola e comunidade. Abordando a politica, instituições,teoria metodológica. Smyth defende a idéia de que os professores devem se mobilizar colaborativamente para problematizar assuntos relativos à sua prática. Segundo ele, torna-se crítico tem a ver com a percepção das ações em sala de aula considerando o contexto histórico, social e cultural no qual essa maneira de ensinar está inserida. Assim deve se criar condições para o professor crescer coletivamente.O primeiro passo para essa nmudança é o professor se conscientizar que ele precisa mudar e encontra formas de mudar esse conhecimento.

De acordo com Zeichner e Liston, o profissional reflexivo examina, formula e tenta solucionar dilemas, conhece e questiona as suposições e eos valores que traz de sala de aula, está atento ao contexto constitucional e cultural no qual ensina, participa das discussões curriculares e está envolvido nos esforços para mudanças e assume a responsabi lidade pelo seu desenvolvimento profissional. Assim a prática reflexiva é responsável por mudanças não somente no âmbito pessoal do fazer pedagógico do professor, mas também por mudanças sociais dos alunos e dos profissionais inseridos naquele contexto. É importante que o professor passe por esse processo de mudança , para ampliar seus conhecimentos e assim se tornar um profissional mais flexível e adepto as transformações que ocorre na sociedade e no âmbito escolar.

*Fernanda Almeida Sousa é aluna de graduação do curso de Letras da Universidade F. de Goiás

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »