TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica

Artigos Científicos: Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  2.557 Palavras (11 Páginas)  •  2.628 Visualizações

Página 1 de 11

LEIS DE NEWTON II

01) UFRJ- Um professor de Educação Física pediu a um dos seus alunos que deslocasse um aparelho de massa m, com velocidade constante, sobre uma superfície horizontal, representado na figura a seguir.

O aluno arrastou o aparelho usando uma força F. Sendo μ o coeficiente de atrito entre as superfícies de contato do aparelho e o chão, é correto afirmar que o módulo da força de atrito é

a) μ . (m . g + F . sen α).

b) μ . (F - m . g).

c) F . sen α.

d) F . cos α.

e) F . μ

02) PUCPR- A figura representa um corpo de massa 10 kg apoiado em uma superfície horizontal. O coeficiente de atrito entre as superfícies em contato é 0,4. Em determinado instante, é aplicado ao corpo uma força horizontal de 10 N.

Considere g = 10 m/s2 e marque a alternativa correta:

a) A força de atrito atuante sobre o corpo é 40 N.

b) A velocidade do corpo decorridos 5 s é 10 m/s.

c) A aceleração do corpo é 5 m/s2.

d) A aceleração do corpo é 2 m/s2 e sua velocidade decorridos 2 s é 5 m/s.

e) O corpo não se movimenta e a força de atrito é 10 N.

03) UFPR- A figura abaixo mostra um sistema utilizado em laboratórios de física para se demonstrar a aplicação das leis de Newton.

A massa do bloco A é 2,0 kg e do bloco B é 5,0 kg. Após o sistema entrar em movimento no sentido indicado na figura, determinou-se que a aceleração do conjunto vale 6,0 m/s2. Supondo que a corda seja inextensível e de massa desprezível, e que a aceleração da gravidade seja de 10 m/s2, avalie as seguintes afirmativas:

I. A força de tração no fio que liga os blocos vale 20N.

II. A força resultante sobre o bloco A vale 12 N.

III. O coeficiente de atrito cinético entre o bloco A e a mesa é 0,2.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

b) Somente a afirmativa I é verdadeira.

c) Somente a afirmativa II é verdadeira.

d) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

04) PUCSP- Um bloco de borracha de massa 5,0 kg está em repouso sobre uma superfície plana e horizontal. O gráfico representa como varia a força de atrito sobre o bloco quando sobre ele atua uma força F de intensidade variável paralela à superfície.

O coeficiente de atrito estático entre a borracha e a superfície, e a aceleração adquirida pelo bloco quando a intensidade da força F atinge 30N são, respectivamente, iguais a

a) 0,3; 4,0 m/s2

b) 0,2; 6,0 m/s2

c) 0,3; 6,0 m/s2

d) 0,5; 4,0 m/s2

e) 0,2; 3,0 m/s2

05) UEM- Em um pêndulo cônico (representado na figura abaixo), a bolinha descreve um movimento circular uniforme no plano horizontal. O comprimento da trajetória da bolinha é de aproximadamente 62,8 m e o ângulo formado entre o fio pendular e a vertical é de 45º. Considere g =10,0m/s2 e π = 3,14 . Nessas condições, a velocidade escalar da bolinha é, aproximadamente,

a) 12,0 m/s.

b) 10,0 m/s.

c) 5,0 m/s.

d) 15,0 m/s.

e) 1,0 m/s.

06) UEM- Um bloco de peso igual a 30 kgf desliza sobre um plano inclinado de 45o sob ação da gravidade. Sendo a a aceleração do bloco (calculada em m/s2), determine o valor numérico de a . (Considere g = 10 m/s2; μ = 0,1; sen45o = cos45o = /2). Gabarito: 09

07) UEM- Observando as leis da física e os aspectos biológicos que regem os movimentos dos seres humanos, assinale a alternativa correta.

a) Pela lei da inércia, espera-se que um jogador de futebol, ao tropeçar na bola, caia para trás.

b) Para que uma dona-de-casa mova uma geladeira, terá que aplicar uma força maior do que a força de atrito cinético, porém menor do que a força de atrito estático.

c) Na contração muscular dos processos respiratórios e dos batimentos cardíacos involuntários, não há consumo de ATP.

d) As atividades físicas aumentam o tônus muscular, ou seja, aumentam o grau de contração parcial da musculatura esquelética.

e) A segunda lei de Newton diz que, quanto maior for a massa de um corpo, menor será sua inércia.

08) UEM- Uma caixa contendo ferramentas está em repouso sobre uma superfície horizontal áspera. Uma pessoa está tentando colocá-la em movimento, empurrando-a com uma força paralela à superfície, mas não está conseguindo. Qual a razão para isso?

a) A força que a mão da pessoa faz sobre a caixa é a mesma que a caixa faz sobre a mão.

b) A força que o solo faz sobre a caixa devido ao atrito cinético é muito maior do que a força que a pessoa faz sobre a caixa.

c) A força de atrito estático que o solo exerce sobre a caixa é de mesma intensidade da força que a mão faz sobre a caixa.

d) A quantidade de momento que a caixa possui.

e) O fato de o torque que a mão imprime à caixa ser menor do que a força de atrito estático que o solo exerce sobre a caixa.

09) UTFPR- No esquema da figura a seguir, o bloco A tem massa igual ao dobro da masa do bloco B e a roldana apresenta massa e atrito desprezíveis. Se o sistema permanece em repouso, o coeficiente de atrito entre o bloco A e a superfície horizontal tem um valor mínimo igual a:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com