TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosóficos Da Educação

Artigos Científicos: Fundamentos Filosóficos Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2014  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

Neste estudo abordaremos acontecimentos relacionados à filosofia e a educação que surgiram no fim do século XIX e inicio do século XX.

A fenomenologia trata dos fenômenosperceptíveis, com isso deu à inspiração a outra corrente filosófica, o existencialismo, corrente essa que enfatiza a liberdade e a responsabilidade do ser humano e em oposição ao existencialismo encontrou oestruturalismo que tende à minimização ou mesmo à negação dessa liberdade. E em comum com a filosofia analítica é uma vertente do pensamento contemporâneo, paralelamente ao pragmatismo, à filosofiado século XX, que foi desenvolvido o estudo sobre a teoria da verdade.

OBJETIVO

Entender a função da filosofia no processo de ensino e aprendizado buscando o esclarecimento depensamentos e ideias que se inovaram com os acontecimentos.

Acontecimentos esses que marcaram o século XX com mais concretização na parte escrita e formas de condutas.

DISCUSÃOA fenomenologia tratava da importância do pensamento.

Segundo Edmund Husserl a fenomenologia falava sobre as intenções ao praticar ação. E com isso foi tendo muitos adeptos dentre eles oMartin Heidegger, que segundo ele se constituindo com um ser para a morte, pois nada é tão certo na vida humana quanto o fato de que um dia ela terá fim, ainda que não se saiba de modo preciso, como equando isso acontecerá.

Com isso ele deu à inspiração a outra corrente filosófica o Existencialismo que fala da corrente filosófica que enfatiza a liberdade e a responsabilidade do ser humano.

Deacordo com o filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard ele acredita na relação do ser humano com o Criador, é com isso separa o ser humano em três condições: o estado estético, o estado ético, e o estadoreligioso.

Por outro lado o filósofo francês Jean Paul Sartre, por negar sua fé cristã, foi frequentemente acusado, e para se defender dessas criticas explica o que é “essência” e “existência”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com