TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Psicológicos Da Educaçao

Casos: Fundamentos Psicológicos Da Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho Fundamentos Psicológicos da Educação

Baseando-se nas Teorias de Piaget e Vygotsky

Estudo de caso 3

John de cinco anos e Anne de oito são irmãos. De repente, entram na cozinha depois de brincar no pátio, ambos pedindo suco. Sob o olhar das crianças, são tiradas do refrigerador duas latinhas idênticas de suco cujo conteúdo é servido a cada uma delas em um copo diferente. Um copo é mais estreito do que e o outro, de modo que o suco fica mais alto nesse copo. John, tendo recebido o copo mais largo reclama: “A Anne ganhou mais do que eu”.

Na visão de Piaget:

John está num estágio de desenvolvimento diferente de Anne, por isso ele questiona a quantidade de suco que foram colocadas para ambos.

John está no estágio Pré- Operatório que é de 2 a 7 anos de idade a criança é muito egocêntrica, esse estágio a maior conquista da criança é a linguagem, ela é capaz de retomar o passado e antecipar o futuro. Nesta fase a criança tem uma visão da realidade que parte do seu próprio eu, assim atribui as pessoas e ao mundo o seu sentido próprio de seus pensamentos e sentimentos é isso que está acontecendo com John. Ela não sabe diferenciar ainda certas situações é a fase dos porquês, essa fase dificulta muito a resolução de problemas, que a criança enfrenta durante os dias, pois sua percepção de vida é baseada exclusivamente em seu próprio ponto de vista. Por isso ele indaga que o copo de suco que lhe foi dado tem menos suco com o copo de Anne, só que ambos tem a mesma quantidade de suco.

Já a Anne está no estágio Operacional Concreto que é dos 7 aos 11 ou 12 anos, nesse estágio a criança está numa etapa decisiva de avanços mentais. Ela começa a ter a capacidade de estabelecer relações entre transformações dos estados e das coisas. Eles tem mais concentração ,a criança já trabalha mais sozinha e assim aumenta-se a capacidade de trabalhar em grupo. Nesta fase aquele pensamento egocêntrico desaparece. O que mais chama a atenção nesse estágio é a atitude crítica que a criança tem a necessidade de querer explicar suas ideias e ações dessa forma ela desenvolve o pensamento lógico. Vimos que Anne não reclama da quantidade de suco, ela já tem a capacidade de distinguir os objetos.

Ambos brincam juntos, mas com pensamentos completamente diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com