TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos sintéticos da alfabetização visual

Resenha: Fundamentos sintéticos da alfabetização visual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

Fundamentos Sintáticos do Alfabetismo Visual

Na linguística, a sintaxe serve como arranjos, combinações e ordenação da disposição das palavras.

No contexto do alfabetismo visual, a sintaxe aparece para ordenar a disposição das partes e para gerar nossa construção na parte visual, precisamos da percepção visual.

PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO VISUAL

“Na criação de mensagens visuais, o significado não se encontra apenas nos efeitos cumulativos da disposição dos elementos básicos, mas também no mecanismo perceptivo universalmente compartilhado pelo organismo humano.”

- A nossa compreensão de uma cultura depende de nosso estudo do mundo que seus membros construíram e das ferramentas, dos artefatos e das obras de arte que criaram

- Todos os elementos visuais são revelados através da luz, mas são secundários em relação ao elemento tonal, que é, de fato, a luz ou ausência dela. O que a luz nos revela e oferece é a substância através da qual o homem configura e imagina aquilo que reconhece e identifica no meio ambiente, isto é, todos os outros elementos visuais: linha, cor, forma, direção, textura, escala, dimensão, movimento.

A informação visual também pode ter uma forma definível, seja através de significados incorporados, em forma de símbolos, ou de experiências compartilhadas no ambiente e na vida.

Acima, abaixo, céu azul, árvores verticais, areia áspera e fogo vermelho-alaranjado-amarelo são apenas algumas das qualidades denotativas, possíveis de serem indicadas, que todos compartilhamos visualmente. Assim, conscientemente ou não, respondemos com alguma conformidade a seu significado.

O equilíbrio é a referência visual mais forte e firme do ser humano, não só falando do equilíbrio estático, mas também do processo de ajustamento de peso e contrapeso em relação a uma base estável.

As imagens que tem um eixo horizontal são as imagens que mais passam estabilidade e equilíbrio, pois o eixo traz sensação de segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com