TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gregório De Mattos

Artigo: Gregório De Mattos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1

Gregório de Matos (1636-1696) foi poeta brasileiro. A figura mais importante da época colonial. O maior poeta do barroco brasileiro. Por suas críticas à sociedade baiana, recebeu o apelido de "Boca do Inferno". Sua produção poética pode ser dividida em três linhas: satírica, lírica e religiosa. Seus poemas líricos e religiosos revelam influência do barroco espanhol. Sua poesia satírica é do tipo que ataca sem compostura, toda a sociedade baiana, da qual ele se sentia um censor e uma vítima.

Gregório de Matos foi o maior poeta do barroco brasileiro.

O Barroco foi introduzido no Brasil por intermédio dos jesuítas. Inicialmente, no final do século XVI, tratava-se de um movimento apenas destinado à catequização. A partir do século XVII, o Barroco passa a se expandir para os centros de produção açucareira, especialmente na Bahia, por meio das igrejas. Assim, a função da igreja era ensinar o caminho da religiosidade e da moral a uma população que vivia desregradamente.

Os textos de Gregório de Matos, Inconstancia das coisas do mundo e Pintura admirável de uma beleza, são dois sonetos de versos regulares, pois apresentam dez sílabas poéticas. Possuem rimas interpoladas e emparelhadas na primeira e na segunda estrofe, nota-se no primeiro a presença forte da antítese em todos os versos da primeira estrofe e de interrogação na segunda, mostrando a oposição entre o mundo material e o espiritual. O segundo trata da idealização amorosa. São constantes as interrogações e há no segundo verso da ultima estrofe um paradoxo, tudo-nada.

Embora Gregório de Matos é o maior poeta barroco brasileiro, sua obra permaneceu inédita por muito tempo, suas obras são ricas em sátiras, além de retratar a Bahia com bastante irreverência, o autor não foi indiferente à paixão humana e religiosa, à natureza e reflexão.

As obras desse escritor são divididas de acordo com a temática: poesia lírica religiosa, amorosa e filosófica.

Questão 2

A experiência mais criativa e fecunda do Trovadorismo - e, portanto, dos primórdios da literatura portuguesa - encontra-se na poesia trovadoresca. De um lirismo estranho, quando comparados, por exemplo, à poesia moderna, os poemas dos trovadores podem parecer ultrapassados àqueles que fizerem uma leitura desatenta, superficial.

Há dois tipos de cantigas: a lírica e a satírica. A primeira se divide em duas: de amigo e de amor. A segunda também, de escárnio e de maldizer. Cada uma delas possui características diferentes. As cantigas de amigo possuem uma linguagem discreta recatada e fala do ambiente rural e faz uso do refrão, paralelismo e leixa-pren, enquanto as de amor usam uma linguagem ousada e conquistadora e trata do ambiente da corte. Já as cantigas de escárnio têm uma linguagem indireta com o uso de ironia leve, diferentes das de maldizer que são difamatória e ofensiva.

Entre os principais trovadores, devemos citar: João Soares Paiva, Paio Soares de Taveirós, dom Dinis (que deixou cerca de 140 cantigas líricas e satíricas), João Garcia de Guilhade e Martim Codax.

Não podemos esquecer que todas essas cantigas eram musicadas. Os trovadores as cantavam, acompanhados de um ou vários instrumentos musicais. E, em algumas situações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com