TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênero Textual Do Agrupamento Do Narrar :

Ensaios: Gênero Textual Do Agrupamento Do Narrar :. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

O agrupamento do Narrar inclui todos os gêneros, orais e escritos, que estão a serviço do imaginário humano e que se valem, para serem produzidos, da subjetividade e da ficção. É nesse agrupamento que se encontram as narrativas tradicionalmente transmitidas pela oralidade, entre elas o conto de fadas, da tradição celta, o conto maravilhoso da tradição oriental, o conto de ensinamento, a fábula, a lenda, o mito, a paródia, os contos de animais e outros.

Todas essas narrativas possuem elementos comuns, que as aproximam: cenário (que engloba tempo e lugar imaginários em que ocorre a ação), personagens, enredo, conflito, resolução do conflito e desfecho final. Em oposição a essa estrutura comum a todas, cada uma apresenta aspectos singulares, permitindo o estabelecimento de diferenças entre elas.

A dramatização é uma atividade imprescindível nos dia de hoje, pois socializa o aluno através do comportamentos desejáveis como : espírito de grupo , cooperação ,solidariedade ,responsabilidade , coragem e disciplina. Esse tipo de atividade desenvolve a capacidade criadora , levando o aluno a pensar ,idealizar e realizar, bem como desenvolver hábitos, atitudes e valores morais .

c) tipos de gêneros do narrar (especificar as características de cada um)

O termo “narrar” vem do latim “narratio” e quer dizer o ato de narrar acontecimentos reais ou fictícios. Na Antiguidade Clássica, os padrões literários reconhecidos eram a apenas o épico, o lírico e o dramático. Com o passar dos anos surgiu dentro do gênero épico a variante: gênero narrativo, a qual apresentou concepções de prosa com questionamentos, como: quem?, que? quando? onde? por quê? Vejamos a seguir: características diferentes, o que fez com que surgissem divisões de outros gêneros literários dentro do estilo narrativo: o romance, a novela, o conto, a crônica, a fábula. Porém, praticamente todas as obras narrativas possuem elementos estruturais e estilísticos em comum e devem responder

• Narrador: é o que narra a história, pode ser onisciente (terceira pessoa, observador, tem conhecimento da história e das personagens, observa e conta o que está acontecendo ou aconteceu) ou personagem (em primeira pessoa; narra e participa da história e, contudo, narra os fatos à medida em que acontecem, não pode prever o que acontecerá com as demais personagens).

• Tempo: é um determinado momento em que as personagens vivenciam as suas experiências e ações. Pode ser cronológico (um dia, um mês, dois anos) ou psicológico (memória de quem narra, flashback feito pelo narrador).

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »