TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HELENA MACHADO DE ASSIS

Por:   •  29/5/2016  •  Dissertação  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 5

HELENA

MACHADO DE ASSIS

Inicia-se com a morte do Conselheiro Vale que deixa um testamento, que contém uma grande surpresa para seu filho único Estácio, e a tia dele, D. Úrsula, irmã que passou a viver na casa depois da morte da irmã, atormentada pela infidelidade do marido.

Úrsula era a pessoa que se apoderara de tudo ali, nutrindo um forte sentimento de posse pelos bens do Conselheiro e tinha total domínio sobre seu sobrinho. O testamento trazia a novidade da existência de uma filha bastarda do Conselheiro, Helena, que não só teria total direito à sua parte na herança, como determinara o Conselheiro, deveria ser acolhida pelos parentes. Naturalmente, todos ficaram boquiabertos.

Úrsula, irritada e inconformada, repele a ideia de uma estranha se intrometer na família, ter posse dos bens deles e ainda viver em sua casa. Inesperadamente, Helena, porém, se muda para a residência do pai. Descobrem, porém, que se trata de jovem inteligente, educada, amistosa e agradável. As qualidades que atraem seu meio irmão, Estácio.

A partir da doença de Úrsula, Helena se mostra uma moça dedicada, atenta a ela, cuidando da mesma como se sua mãe ela fosse. Sempre devotada, Helena consegue cativar a tia irascível que, depois deste evento, passa a vê-la como uma filha que nunca esteve e passa e passa a cuidar de que Helena tivesse todo o cuidado e conforto.

Estácio – que se acostumava a tratar Helena como sua irmã caçula - percebeu que Helena mentia a respeito do seu passado, quando em um passeio a cavalo, fingiu não saber montar. Não compreendeu também, porque Helena se interessou em conhecer uma propriedade antiga por conta própria.

Estácio e a filha de Dr. Camargo, Eugênia estavam nos planos do médico de se aproximarem para um casamento. Também queria convencer Estácio a entrar para a política, ainda que Estácio nada disso desejasse: não queria ser político, nem se casar com Eugênia, sua amiga de infância, pela qual nutria uma sincera e profunda amizade, apenas.

Contava dr. Camargo, porém, com uma persistência impressionante e, tinha em Padre Melchior, velho amigo da família, um aliado. Estácio, porém, cada vez mais se interessava por Helena, que, com sua maneira de ser e sua educação e esmero, cativava o rapaz.

A chegada da Europa de seu amigo Luís Mendonça vai mudar o rumo do enredo. Luís – solteiro e boêmio - tinha um pai negociante e bem de vida.

As cavalgadas de Helena até o casarão continuavam, mesmo sem a aquiescência de Estácio. Ela seguia, apenas na companhia de um escravo.

Num período de viagem - Estácio teve que partir com Eugênia até a casa da tia dela, que se encontrava enferma – pediu ao amigo Luís que se dedicasse a acompanhar a tia e Helena, não as deixando sozinhas na casa da família. Por segurança, pediu que Luís lá fosse diariamente. Recebia cartas diárias das duas e ansiava voltar à casa, quando durante esse período, Luís se apaixonou por Helena. Esta aproximação contava com apoio do Padre Melchior, que já se apercebia da proximidade de Estácio com a meia irmã. Helena aceitou a proposta de Luís. Ainda que tivesse rejeitado a notícia, se manteve recolhido em seus sentimentos e evitou deixar que as pessoas percebessem.

Helena, continuava as suas idas ao casarão e isso deixaria Estácio com suspeição de algo estranho. Foi até o casarão pedir socorro por conta de ter se ferido em uma caça. Ali um conheceu um senhor amigável e educado que o recebeu.

Este homem. Ajudando-o a limpar os ferimentos, contou que vivia na pobreza e por isso não tinha como ajudá-lo. Estácio, passa a desconfiar que Helena estaria tendo uma relação amorosa com esse homem, ou com o escravo. Comenta esta dúvida ao Padre Melchior, que o acusa de sentimentos incestuosos e lhe tenta convencer que Helena estaria melhor nos braços de Luís, o que lhes deixariam distantes daquele sentimento inaceitável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com