TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Personagens do Romance Helena escrito por Machado de Assis

Por:   •  9/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.087 Palavras (9 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O trabalho consiste na analise de personagens do romance Helena escrito por Machado de Assis, no período do Romantismo brasileiro, e a conhecer o processo de composição dos personagens desse período e os aspectos de idealização na descrição, de valorização da honra e das promessas. Apresentar os costumes da sociedade do século XIX como, por exemplo, o casamento.

Segundo o site O Sol Diário, Helena pertence ao gênero romance urbanista caracterizado pelo romance impossível e ao sacrilégio e narrado em 3º pessoa narrador, onisciente.

O Romantismo consiste em um movimento artístico, político e filosófico que surgiu nas últimas décadas do século XVIII na Europa, os escritores eram contrários ao racionalismo e ao iluminismo, e buscavam o nacionalismo.

 O Romantismo valoriza as forças criativas do individuo e da imaginação popular, baseia-se na inspiração dos momentos fortes sejam elas ligadas a religião, amor e saudade. O Romantismo só chegou ao Brasil no ano de 1836, apresentando várias tendências no decorrer dos tempos, tendo como exemplo, o indianismo, nacionalismo, regionalismo e ainda introduzindo alguns problemas urbanos.

RESUMO DA OBRA

Escrito por Machado de Assis e narrada em terceira pessoa por um narrador onisciente, o romance Helena, retrata a história de uma jovem herdeira descoberta após a leitura do testamento do Conselheiro Vale, que surpreende seu filho Estácio e sua irmã Úrsula com o surgimento de uma filha inesperada. Helena passa a morar juntamente com seus novos parentes na casa do Conselheiro Vale. A jovem não é facilmente aceita por sua tia, que cuidava da casa desde a morte de sua cunhada, mas com o passar do tempo Helena ganha o afeto de D.Úrsula após esta ficar um período doente. Helena rapidamente ganha o amor de seu jovem irmão Estácio. A chegada de Helena, no entanto gera incomodo ao médico e amigo da família, Dr Camargo, o qual planejava casar sua filha com Estácio para garantir a riqueza de sua família, e um novo parente diminuiria o valor da herança de Estácio. Helena consegue conquistar a todos com sua personalidade forte e atenciosa, diferente da maioria das mulheres da época, principalmente a admiração de Estácio que acaba se apaixonando por ela sem perceber com exatidão, e o mesmo acontece com Helena, mas ambos com o remorso pelo fato de serem irmãos. Após Helena visitar frequentemente a casa azul próxima da casa onde moravam, e ter retratado a casa no desenho que entregou a Estácio. Esse acaba descobrindo a verdadeira história sobre a vida dos pais de Helena, e a questiona. Após toda a descoberta, a moça acaba adoecendo e morre sem conseguir viver o amor que sentia por seu irmão Estácio, que lamenta a morte de Helena.

COMENTÁRIO SOBRE O AUTOR

Machado de Assis nascido em 21 de junho de 1893 na cidade do Rio de Janeiro foi um escritor, jornalista, contista, dramaturgo e poeta, considerado o maior nome da literatura brasileira. Sendo reconhecido também por ter escrito sobre vários gêneros literários como, poemas, romances, crônicas e até críticas literárias de eventos político-sociais justamente quando a República tomou o lugar do Império.

Machado De Assis passou pela fase do Romantismo até o Realismo, do qual é considerado introdutor no Brasil. Faleceu em 29 de setembro de 1908, aos 69 anos. O autor deixou sua extensa obra de nove romances e peças teatrais, duzentos contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas.

Estudo sobre as personagens:

Helena: A protagonista da obra, “era uma moça de dezesseis a dezessete anos, delgada sem magreza, estatura um pouco acima da mediana, talhe elegante e atitudes modestas. A face, de um moreno-pêssego, tinha a mesma imperceptível penugem da fruta de que tirava a cor” (ASSIS, 1876, p.12). “era dócil, afável, inteligente. Não eram estes, contudo, nem ainda a beleza, os seus dotes [...]” (ASSIS, 1876, p.32); Helena era muito sorridente, e adorava fazer passeios a cavalos com Estácio. Helena herdou a personalidade orgulhosa do pai, “Havia nela a jovialidade da menina e a compostura da mulher feita, um acordo de virtudes domésticas e maneiras elegantes” (ASSIS, 1876, p.16). Ao ser pressionada por Camargo, Helena acaba tendo fazer com que Estácio casasse com Eugênia, para poder manter seu segredo, mesmo que isso custe perder Estácio. Helena é uma personagem admirável no decorrer de toda história, vítima de acontecimentos do passado dos quais não tinha controle, e mesmo sendo uma personagem carismática, acaba falecendo após a descoberta sobre seu verdadeiro pai. Ao ser descoberta Helena sente uma tristeza enorme e chora muito, temendo perder o amor de sua família e de Estácio.

Estácio: Estácio é o protagonista e par romântico de Helena; “Estácio tinha vinte e sete anos, e era formado em matemáticas” (ASSIS, Machado de, 1876, p.02); Ele era filho do Conselheiro Vale apresentado como irmão de Helena e sobrinho de D.Úrsula. Era um bom filho, e obedecia aos pedidos de seu pai, tanto que sem pensar muito, faz o desejo de seu pai e trata Helena imediatamente como alguém importante da família, “Aborrecia a política; era indiferente ao ruído exterior. Educado à maneira antiga e com severidade e recato, passou da adolescência à juventude sem conhecer as corrupções de espírito nem as influências deletérias da ociosidade; viveu a vida de família, na idade em que outros, seus companheiros, viviam a das ruas e perdiam em coisas ínfimas a virgindade das primeiras sensações. Daí veio que, aos dezoito anos, conservava ele tal ou qual timidez infantil, que só tarde perdeu de todo.” (ASSIS, 1876, p. 8-9). Estácio que cada vez mais se impressiona com a personalidade de Helena começa a se apaixonar e a se martirizar por essa paixão justamente por ter pensado que era irmão verdadeiro de Helena.

D. Úrsula, outra personagem de destaque é D.Úrsula irmã do Conselheiro Vale e tia de Estácio, uma senhora de cinquenta e poucos anos que tomava conta da casa desde a morte de sua cunhada. Era solteira, de início teve papel de antagonista, pois não aceitava Helena como herdeira do Conselheiro Vale e membro de sua família, porém com o decorrer do tempo vem tomando sentimento de afeto pela moça, e mesmo após saber da verdadeira história de Helena, continuou amparando-a, estimando-a como sempre.

O Conselheiro Vale, pai de Estácio tinha 54 anos, era pai adotivo de Helena, e teve um caso amoroso fora do casamento com Ângela, mãe de Helena. Ao relatar a verdadeira história de Helena para Estácio e o Padre, Salvador dá as seguintes atribuições ao Conselheiro, “seu pai era honrado e cavalheiro” (ASSIS, 1876, p.125). Mesmo sem ser o pai biológico de Helena, o Conselheiro Vale lembra-se da promessa feita a Helena em sua infância e a registra como um de seus herdeiros no testamento, porém, é o causador da trama justamente por não ter dito a verdade sobre a história de Helena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (318.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com