TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DA LINGUA PORTUGUESA

Por:   •  15/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

1

A língua portuguesa é derivada do latim, língua que teve origem na região do Lácio, atualmente Itália.

O latim era a língua utilizada pelos romanos e com a conquista da Península Ibérica em 209 a.C. praticamente todos os povos dessa região foram obrigados a se adaptar a nova língua.

2 INVASORES GERMÂNICOS

Em 409 ocorre a invasão germânica com a entrada dos povos vândalos, suevos, alanos e mais tarde visigodos na Península Ibérica. Esse período é conhecido como um dos mais obscuros da história peninsular, pois esses povos fizeram uma imensa destruição por onde passavam para dominar as regiões. A invasão germânica dura até o ano de 711 e termina com a invasão muçulmana.

Os povos germânicos contribuíram com palavras que penetraram no latim. Exemplo delas são: guerra, guardar, trégua, ganso, luva e agasalho. Há também a introdução de um grande número de nomes de pessoas, como por exemplo: Fernando, Rodrigo, Alvaro, Gonçalo e Afonso.

3 INVASÃO MUÇULMANA E RECONQUISTA

Em 711 os muçulmanos invadem e conquistam a Península Ibérica. Estes muçulmanos eram árabes e berberes do Maghreb e tinham como religião o Islão e o árabe era a língua falada por eles. Os povos ibéricos chamavam-nos “mouros”.

É com a Reconquista no século XII que os cristãos vão expulsando os mouros gradativamente para o sul. É nesse período que surge o reino independente de Portugal. O restante da Península só é reconquistado em 1492

4 GALECO-PORTUGUÊS

De acordo com _________, os primeiros textos em português surgiram no século XIII. O galego-português era falado na província da Galícia, ele é a forma que toma o latim na parte noroeste da Península Ibérica.

O PORTUGUÊS NO BRASIL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com