TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOMEM E SOCIEDADE

Projeto de pesquisa: HOMEM E SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  9.606 Palavras (39 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 39

HOMEM E SOCIEDADE

Módulo 1 - O fenômeno ser humano uma espécie diferente

A Antropologia Social é uma das ciências da sociedade, voltada à compreensão do comportamento humano orientado pela cultura. Você vai encontrar textos que apresentam conceitos fundamentais para essa abordagem e permitem discutir e compreender, como a cultura modela cada uma das nossas ações e até mesmo pensamentos.

Aprofundar esse conhecimento do conceito de cultura permite compreender a nossa vida em sociedade, como uma fonte inesgotável de mudanças que podem ser orientadas de acordo com objetivos pessoais e de grupos. Conhecer o comportamento humano da perspectiva da cultura, possibilita -nos a análise de muitas situações de uma perspectiva enriquecida pela diversidade. Capacidade comunicativa, trabalho em equipe e desenvoltura social são habilidades que podem ser desenvolvidas conforme ampliamos a compreensão sobre a cultura.

Você terá a oportunidade de entrar em contato com conceitos da Antropologia, como: socialização, diversidade cultural, etnocentrismo, relativismo cultural, identidade cultural, reciprocidade, e perceber como eles se aplicam à nossa vida cotidiana e ao mundo do trabalho e das relações interpessoais.

Ao iniciar com o conhecimento sobre as origens humanas e o surgimento da cultura, chegaremos a destaques atuais como a Globalização e as relações entre diferentes povos.

Objetivos gerais

A Antropologia é uma ciência que possibilita o desenvolvimento de muitas habilidades profissionais e pessoais. Por seus conceitos e estendendo-os a compreender a vida cotidiana, é possível:

Um enriquecimento social, cultural, afetivo e cognitivo do estudante;

• Comparar, contrastar e desenvolver temáticas ou perspectivas presentes em outras áreas do conhecimento de sua formação específica;

• A integração e o aproveitamento de saberes, tradições e experiências dos vários membros componentes das comunidades de seu trabalho, moradia ou lazeres;

• Desenvolver capacidades como autonomia para seleção, avaliação e utilização das informações obtidas, possibilitando uma maior capacidade crítica na tomada de decisões em vários contextos da vida;

• Ampliar a participação cidadã do estudante pelo aprofundamento de capacidades críticas, para avaliar a importância das mudanças e das reproduções de situações no mundo atual;

• Valorizar a importância da diversidade cultural, do conhecimento mútuo e da autonomia, visando incrementar a consciência e o respeito da diferença.

1.1 SER HUMANO, CULTURA E SOCIEDADE

Principais conceitos: cultura, natureza, socialização.

Objetivo:

Neste item será abordada a natureza social do ser humano, e vamos observar nas características de comportamento de nossa espécie o que é inato (natural) e o que é adquirido. Esse debate é comum em nossa vida social, pois procuramos respostas para fenômenos, como criminalidade, genialidade ou heroísmo. O que determina que algumas pessoas desenvolvam comportamentos desses tipos? É sua “natureza”? É influência do meio social?

Para as Ciências Sociais, somos “animais culturais” capazes de produzir conhecimento, mas dependentes do aprendizado social que é a socialização. Pela compreensão de conceitos, como cultura, natureza, socialização, temos uma nova perspectiva do comportamento humano.

Introdução:

Desde o surgimento de nossa espécie no Planeta, observamos que o ser humano surpreende por suas capacidades de inteligência, de organização social e de adaptação em diferentes ambientes naturais. Essa diferença em relação às outras espécies foi garantida pelo desenvolvimento de nossas habilidades sociais e culturais. Veremos como a cultura, a natureza humana e os processos de socialização relacionam-se em nossa espécie, para determinar nosso comportamento.

Ser humano, cultura e sociedade:

O ser humano é uma espécie de sucesso atualmente; somos seis bilhões e meio de habitantes no Planeta. Devemos essa condição a nossos ancestrais que, há milhões de anos, desenvolveram a capacidade de adaptar-se a novos ambientes e vencer predadores mais fortes e velozes com armas que os fizeram imbatíveis: a comunicação, a cooperação, a capacidade de estabelecer regras de convívio coletivo. Tudo isso só foi possível uma vez que o comportamento humano, diferente de outras espécies que vivem coletivamente, é orientado pela cultura ao invés do instinto.

Hoje, cercados das comodidades culturais em uma sociedade moldada pela tecnologia e seu parceiro, o mercado, fica difícil nos imaginarmos como de fato somos: um animal cultural. Somos a única espécie a desenvolver um ambiente totalmente controlado para sobreviver, que são as cidades, e talvez, por isso, esquecemos uma dimensão constitutiva de nosso ser: os instintos.

Pense em você mesmo como um animal e como seria se não precisasse obedecer a NENHUMA regra de comportamento social! Além de sua aparência totalmente selvagem e seguindo apenas seus impulsos mais naturais, provavelmente não seria possível manter convivência durante muito tempo com outros da sua espécie, pois os conflitos de interesse seriam constantes.

Perceba como essa definição de cultura abrange todo tipo de comportamento que nos torna parte da HUMANIDADE. O fato de nascer um homo sapiens sapiens não nos garante que sejam desenvolvidas habilidades e hábitos ou uso racional da inteligência. Humanidade é história, conhecimento, organização social, instituições e tudo que produzimos, enquanto seres dotados de CULTURA.

Somos uma espécie modelada pela cultura. Substituímos o comportamento dos impulsos instintivos (preservação da espécie pela alimentação, reprodução e abrigo) pelas regras de conduta social. Apenas dessa forma nossos antepassados puderam deixar uma herança importantíssima, baseada na acumulação de conhecimentos, nas tradições e nos laços sociais.

Antropologicamente, a cultura foi definida pela primeira vez no século XIX (1871) por Edward Tylor, como “um conjunto complexo que inclui os conhecimentos, as crenças, a arte, a lei, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade”.

Vamos ao que é muito importante, ressaltar nessa definição antiga de Tylor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com