TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação E Da Pedagogia

Exames: Historia Da Educação E Da Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

É de fundamental importância conhecer o passado, preservar o presente e projetar o futuro, assim nesse presente trabalho voltaremos ao passado para conhecermos o mais importante em uma nação, que é a educação. Portanto voltaremos ao tempo,para explorar a educação Brasileira, suas etapas, épocas, aspectos e dificuldades. Desta forma registraremos a memória da educação Brasileira.

Portanto, analisaremos as dimensões vivenciadas pelo ser humano, as quais tiveram grandes importâncias para a sociedade contemporânea como, por exemplo, o Brasil colônia, imperial e republicano. Desenvolveremos suas características e as escolas de grande importância para cada período, exemplificando a peculiaridade das mesma e seus métodos de ensino.

Faz se necessário a exploração da história da educação, assim esse trabalho vem com o objetivo de clarear os pensamentos e aguçar críticas, em relação ao que diz respeito ao contexto histórico da educação Brasileira, suas marcas e aspectos.

“SOMOS FEITOS DE TEMPO”

O Homem é um ser histórico porque é a através do tempo que ele marca sua historicidade. Ele constrói suas visões, acontecimentos, representações das diferentes temporalidades que marcaram sua história.

Cada ser humano nasce num contato histórico determinado, dia e ano de seu nascimento, porém, ele absorve toda uma carga de acontecimentos memoráveis do meio em que vive, sendo que, com essa história adquirida por cada um é fruto da experiência dos seus pais, da sociedade, da igreja, ou seja, do meio no qual ele pertence, concluímos então, que somos frutos de tempo, de conhecimentos históricos e culturais. É importante para a história da educação brasileira observar esses pontos de convivências dos seres humanos, pois é por meio deles que aprendemos expor claramente tais experiências tornando um conhecedor histórico. O oficio do historiador é lembrar os antepassados dos outros no presente, talvez, seja esse o principal fato que a pesquisa histórica educativa tem para nos ensinar, como futuros educadores, pois precisamos conhecer sobre a história da educação brasileira.

A memória em si, não é só memorar fatos, mas sim tratar o esquecimento. Rememorar é despertar fatos vividos que ocorreram no antepassado, como uma forma de questionar as relações que envolvem a sociedade no presente, buscando assim, relativamente uma direção para ajudar na construção do futuro da cidadania, ou crescimento de si própria. Há uma relação muito íntima entre o tempo, memória, espaço e história, pois caminham juntos para a reconstrução de uma história. Devemos salientar que a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares. Isto acontece porque cada acontecimento histórico é relatado e interpretado de acordo com a evolução dos tempos, e de acordo com cada visão, pois a história passa a ser mais dinâmica, rápida, a duração do fato é a duração da notícia.

O homem vem preservando e reconstruindo a história dos antepassados, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com