TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IGUALDADE GENERO

Por:   •  9/9/2016  •  Dissertação  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 3

Junho/ 2016

Esgotamento dos recursos hídricos no município das Correntes

Recursos hídricos são fontes de água que são úteis ou potencialmente úteis para os seres humanos.

Damiana Lino e Yonara Simão

       A cidade das Correntes é uma das muitas cidades brasileiras que é o “berço” de recursos hídricos, pois é cortada por dois grandes rios de água doce: “Rio Mundaú” e “Rio Correntes”. Por sua vez, a cidade recebe esse nome derivado de um rio de três nascentes (que se chama três correntes) e tem denominação de rio das Correntes . No entanto, atualmente a cidade vem apresentando grandes descasos em relação a essas fontes vitais. A poluição das águas, entre outros fatores, é um desses tristes e agravantes descasos que está provocando o esgotamento hídrico da nossa cidade. Muitas  vezes aqueles que “reclamam” pela falta da água, são os mesmos que a poluem, provocando grande impacto nesses recursos.[pic 1]

      Para entendermos melhor sobre o que está acontecendo, foram entrevistadas duas pessoas cuja formação esta diretamente ligada à temática abordada:

[pic 2]

      Ayla Calado Camelo reside no município de Correntes-PE, com licenciatura em ciências agrícolas e agronomia. Atualmente, é professora da principal escola de ensino médio (EREM Augusto Lúcio da Silva)  da cidade.

[pic 3]

      Cláudia Miranda de Souza reside no município de Correntes-PE, com licenciatura plena em geografia e pós-graduação em psicopedagogia. Atualmente, é professora nas duas maiores escola do município, ensinando a alunos de ensino fundamental e médio.

Damiana: Sobre a problemática “Esgotamento dos recursos hídricos”, o que seria importante ressaltar de imediato?

Ayla Calado: Ressaltar a importância de restaurar e preservar as nascentes.

Cláudia Miranda: Que é inegável que a água é fundamental para a manutenção da vida humana e de todos os seres vivos do planeta. Caso a sociedade continue a desperdiçar, contaminar e poluir esse recurso vital, a nossa sobrevivência corre sérios riscos.

Yonara: Quais são as principais causas para o esgotamento dos recursos hídricos do município de Correntes?

Ayla Calado: A falta de conscientização sobre as consequências do colapso desses recursos hídricos para a atividade agropecuária, para o comércio e para os usuários do sistema de abastecimento da cidade; a destruição da mata ciliar dos rios; a falta de gestão dos recursos hídricos pelo poder público e/ou comunidade.

 

Cláudia Miranda: O principal de todos é a falta de conhecimento e conscientização da população em geral a respeito das matas ciliares ou das nascentes, pois é essa vegetação que mantém as nascentes dos rios Correntes e Mundaú. Mas além desse fator, podemos citar também o represamento do rio para irrigação, abastecimento urbano, poluição com esgotos e lixo sólido na área urbana por onde passam e o assoreamento das margens, principalmente do rio Mundaú.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (207.4 Kb)   docx (146.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com