TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO A PESQUISA: CONCEITO, ESTRUTURA E ELABORAÇÃO

Por:   •  25/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO A PESQUISA: CONCEITO, ESTRUTURA E ELABORAÇÃO

  1. Pamella Sartori Conte

Prof. Viviane Mohr

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Pedagogia (PED 2142/1) – Prática do Módulo I

14/12/2017

  1. 1 INTRODUÇÃO

Para iniciarmos nossos estudos acerca da Introdução à Pesquisa, podemos destacar que a mesma é de suma importância. Observamos nas universidades, escolas, centros de pesquisa e desenvolvimento, entre outros o crescimento pela busca do conhecimento através da indagação dia após dia.

Mas, então, o que é pesquisa? Segundo o site Significados “Pesquisa é um conjunto de ações que visam a descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área”.

Para que ocorra um bom aproveitamento do trabalho em si, são necessários alguns parâmetros básicos, para a construção, organização e estruturação de uma pesquisa levando em consideração o desejo de se aprofundar em determinado assunto de sua pesquisa. O principal objetivo da pesquisa cientifica é contribuir para a evolução do conhecimento em todos os aspectos humanos.

A pesquisa científica também tem como finalidade a análise crítica e reflexiva, para desta forma instigar a busca por novas ideias, atitudes, valores, comportamentos, etc. visando o conhecimento como instrumento central do pensar e agir sobre o mundo, pois a pesquisa apesar de ser uma atividade complexa se concretiza em todos os momentos da vida. Concluindo, portanto, que o uso da pesquisa para o crescimento intelectual e prático em várias áreas é fundamental, tal como nos estudos à cerca da educação inclusiva.

  1. 2 DESENVOLVIMENTO

Pesquisa é a busca pelo saber, investigar, esmiuçar determinado assunto, descobrir aspectos de fatos e situações que envolvam sua pesquisa.

A pesquisa se confunde com a vontade e pelo apreço à sabedoria, pelo conhecimento.

Nesse sentido, o que faz da aprendizagem algo criativo é a pesquisa, porque a submete ao teste, à dúvida, ao desafio, desfazendo tendência meramente reprodutiva. Aprender, além de necessário sobretudo como expediente de acumulação de informação, tem seu lado digno de atitude construtiva e produtiva, sempre que expressar descoberta e criação de conhecimento, pelo menos a digestão pessoal do que se transmite. Ensinar e aprender se dignificam na pesquisa, que reduz e/ou elimina a marca imitativa. (DEMO, 2008, p.43-44)

Para realiza-la é necessário empenho e dedicação, muitos pensam que pesquisar, na maioria das vezes, é algo chato, mas ao mesmo tempo alcançam seus objetivos por meio do que será investigado através da pesquisa rápida e simples. Observando por outro ângulo, vemos que uma pesquisa requer dedicação e elaboração, tornando-se algo prazeroso, pois conforme nos aprofundamos no assunto de pesquisa automaticamente adquirimos conhecimento, e ao aprendermos queremos a cada momento saber mais. Então, quando realizamos uma busca com pertinácia os resultados serão extraordinários, e por consequência teremos uma incrível sensação de satisfação.

Para que uma pesquisa se inicie, primeiramente se faz necessária a delimitação do tema, pois se o assunto a ser estudado for muito amplo não serão alcançados grandes objetivos. No contexto do projeto, as especulações acerca do assunto, organizam as perguntas e direcionam suas respostas para algo investigativo; seguindo um roteiro, deslizes como o de perder o foco, tornam-se muito raros.

Podemos classificar alguns modelos, sendo eles:

Pesquisa Bibliográfica; basicamente consiste em separar documentos que se referem ao determinado assunto de sua pesquisa bibliográfica, buscando através de fontes secundárias. Através de livros, teses, enciclopédias, artigos manuais, artigos de revistas, jornais, boletins, anais de congressos e meios eletrônicos. A pesquisa bibliográfica é um planejamento inicial de qualquer outra pesquisa, visto que, é feito através de etapas por um sistema metodológico.

Pesquisa Documental; bem semelhante a citada anteriormente, o que as difere é que neste caso utiliza-se fontes primárias. Tais como autobiografias, documentos oficiais, publicações parlamentares e administrativas, fotografias, arquivos particulares, entre outros. Uma grande vantagem da pesquisa documental é que podemos ter confiança na mesma, visto que, foi pesquisada em fontes seguras.

Estudo de Caso; o estudo de caso é extremamente fatigante, amplo e intenso de uma ou poucas unificações. Baseando-se na experiência de averiguar os fatos, para obter um conhecimento abrangente. Para arrecadar os dados necessários neste estudo, aplica-se a pesquisa qualitativa, que se baseia, centralizando-se no caráter individual, estudando suas singularidades. Lembrando que o estudo de caso leva em consideração principalmente a entrevista.

Estudo de Campo; este tipo de pesquisa tem como característica entranhar exclusivamente em uma realidade. Este caso requer muita atenção, pois, se caracteriza através da observação direta do cotidiano e atividades de um relativo grupo, utilizando-se através de entrevistas e explicações para então chegar a conclusão da realidade estudada.

Podemos observar que a pesquisa é algo de extrema importância, listamos alguns modos acima, porém é claro que existem inúmeras outras formas de obtenção de conhecimento, mas ressaltamos aqueles de maior utilização.

Através do que analisamos sobre o ato de pesquisar percebemos que cada ser humano possui um perfil único de aprendizagem. A diversidade humana é o que existe de mais belo e deveria ser o combustível para movimentar o mundo; deveria ser, portanto, a base para todas as formas de aprendizagem e busca.

Yaacov Hecht (2016, p.75) compara o conhecimento científico escolar à um quadrado inserido ao mundo, porém que representa uma minúscula parte do que temos no dito “mundo do conhecimento codificado”. Fala ainda que considerar estudantes como um público uniforme, leva a criação de currículos que dependem da idade ou conteúdo ao invés da singularidade de cada indivíduo.

Afirmamos com convicção que todos somos pesquisadores distintos, e talvez, podemos não perceber claramente, mas o avanço em busca da pesquisa está maior a cada dia que se passa. Desde criança desejamos ter a amplitude do saber, pois ainda não conhecemos este novo mundo em que estamos, crescemos fazendo constantemente perguntas, ansiando obter respostas sobre o que são as coisas, para o que servem, e quando descobrimos uma nova palavra queremos saber qual seu significado, a empregamos em frases pois é algo novo e extraordinário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com