TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE ESTRUTURAS HIPERESTÁTICAS, ISOSTÁTICAS E HIPOSTÁTICAS

Por:   •  18/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL

Arquitetura e Urbanismo

Experimentação em Estruturas

Professor: Cézar Prates

PESQUISA DE ESTRUTURAS HIPERESTÁTICAS, ISOSTÁTICAS E HIPOSTÁTICAS

ACADÊMICA: Bruna Caroline Maas

Tubarão, SC

2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.....................................................................................3
  2. ESTRUTURAS HIPERESTÁTICAS....................................................4
  3. ESTRUTURAS ISOSTÁTICAS...........................................................5
  4. ESTRUTURAS HIPOSTÁTICAS.........................................................6
  5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................7

1. INTRODUÇÃO

Na presente pesquisa será mostrado os diferentes tipos de estruturas, classificadas como hiperestática, isostática e hipostática, e suas definições e diferenças para melhor compreensão.

A estrutura é um todo composto por diversas partes de um sistema, proporciona o equilíbrio de um conjunto de ações, podendo suportar diferentes tipos de ações que for requerida durante a sua vida útil, sem perder sua função e propriedades. De acordo com o número de vínculos aplicados (apoios ou restrições ao movimento), as estruturas são classificadas em hiperestáticas, isostáticas e hipostáticas.  

2. ESTRUTURAS HIPERESTÁTICAS

A estrutura hiperestática possui um número de reações superior ao estritamente necessário para impedir o movimento. Possui vínculos em abundância para garantir sua imobilidade, tornado assim o número de incógnitas superior ao número de equações da estática. O grau de hiperestaticidade é igual ao número de ligações que podem ser suprimidas de forma que a estrutura se torne isostática. Assim, deduz-se que uma estrutura isostática terá um grau de hiperestaticidade igual a zero, não podendo serem calculadas apenas com recurso às equações de equilibro da estática. Conclui-se então que ao serem retirados determinados vínculos, dependendo da situação, da estrutura, ela permanecerá em equilíbrio, tornando-a assim estável.

[pic 2]

Fonte: Engucm.

                                

 

3. ESTRUTURAS ISOSTÁTICAS

A estrutura isostática não permite o movimento na horizontal e também na vertical, ou seja, o número de incógnitas é igual ao número de equações de equilíbrio. Essa estrutura pode ser definida em dois tipos: a estrutura em que o número de reações é igual ao número de equações de equilíbrio da estática; e a estrutura em que o número de reações é superior ao número de equações de equilíbrio da estática tornadas isostáticas mediante a libertação criteriosa de ligações entre os possíveis corpos da estrutura global. Em geral, essas estruturas possuem vínculos ou reações necessárias para garantir a total imobilidade do conjunto. Se for retirado um dos apoios ou vínculos dessas estruturas, ela acaba se tornando uma estrutura hipostática, se movimenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (396.2 Kb)   docx (210 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com