TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idioma e funções

Ensaio: Idioma e funções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  Ensaio  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

A Linguagem e suas Funções

Em primeiro lugar, devemos atentar para o fato de que, em qualquer situação comunicacional plena, seis elementos estão presentes:

a) emissor: é o responsável pela mensagem. É ele quem, como o próprio nome sugere, emite o enunciado. O emissor deve, necessariamente, estar na 1a pessoa do discurso (eu ou nós).

b) receptor: recebe a mensagem. Deve estar representado pela 2a pessoa do discurso (tu, vós ou você). Naturalmente, em uma conversação, o receptor, a partir do momento em que comece a falar, passará a ser o emissor, e vice-versa.

c) código: é o conjunto de signos (escritos, visuais, sonoros) utilizados para transmissão da mensagem.

d) mensagem: é a enunciação que o emissor transmite ao receptor. Caracteriza a 3a pessoa do discurso (ele ou ela), que é de quem se fala.

e) referente: é o conjunto de elementos que permite que a mensagem produza sentido para o receptor. É o assunto em si.

f) canal: é o meio através do qual se dá a comunicação. O canal pode ser percebido de forma mais concreta (como a linha através da qual se processa uma ligação telefônica) ou mais abstrata (a atenção dispensada pelo receptor ao emissor).

Cada uma das seis funções que a linguagem desempenha está centrada em um dos elementos acima, ou na forma como alguns desses elementos se relacionam com os outros.

1. Metalinguística

Refere-se ao próprio código. Por exemplo:

- A palavra “analisar” é escrita com “s” ou com “z”?

- “Analisar” se escreve com “s”, Marcelo.

Consiste no uso do código para falar dele próprio, ou seja, a linguagem para explicar a própria linguagem. Pode ser encontrada, por exemplo, nos dicionários, que usam palavras para explicar o significado de outras. Do mesmo modo, um poeta pode escrever um poema que fale da própria poesia (metapoema), bem como uma narrativa pode estar comentando o próprio ato de narrar.

2. Referencial

Centraliza-se no contexto, no referente. Transmite dados de maneira objetiva, direta, impessoal.

A dissertação argumentativa é o tipo de texto em que um determinado ponto de vista é defendido de maneira objetiva, a partir da utilização de argumentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com