TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto da Arte na Educação

Por:   •  20/5/2017  •  Artigo  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

O IMPACTO DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Beatriz Chiardelli Rodrigues

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo analisar o ensino das artes na vida das crianças, sendo esse que abrange diversos campos da aprendizagem como o cognitivo, motor e lógico valorizando aspectos culturais da sociedade e a percepção do mundo sob os olhares da criança perante as vivências artísticas na educação infantil.

Palavras-chave: arte; arte-educação; educação infantil; artes visuais.

AS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por nos expressarmos instintivamente e artisticamente desde a pré-história, pode-se averiguar que a humanidade ao passar dos tempos vem modificando sua maneira de se expressar, porém a arte, seja ela como movimento, forma de expressão ou simplesmente como arte, sempre acerca os pensamentos, o cotidiano e as escolas, neste contexto a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/96) estabelece em seu artigo 26, parágrafo 2º que: "A arte é um patrimônio cultural da humanidade, e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber", nos faz refletir que o indivíduo ao ter o contato direta ou indiretamente despertará em seu interior um processo de expressar-se artisticamente, contudo, a arte tem como objetivo ao indivíduo despertar o processo criativo e potencializar suas características positivas.
As artes estão imersas no universo infantil desde o modo como as crianças lidam com suas emoções e fragilidades ao raciocínio lógico matemático e alfabetização. Coelho em suas pesquisas traz a importância das experiências passadas:

“A descoberta da arte das cavernas, de há 12 ou 15 mil anos, feitas pelos arqueólogos, mostra, de maneira inequívoca, esse impulso essencial que leva o homem a expressar através de uma forma (realista ou alegórica) suas experiências de vida”.(COELHO , 2000, 16).

 Porém, o processo de imersão da criança na interdisciplinaridade com uma base artística depende do olhar do educador sobre o cotidiano no qual a criança se encontra sendo ele também um indivíduo que tenha uma educação baseada na afetividade e no acolhimento no cotidiano dessa criança. Sabendo dos processos de aprendizagem que a arte proporciona e a expressão mais livre e sincera de um indivíduo integral, o artigo propõe uma reflexão das consequências da aplicação das artes visuais ou a não aplicação da mesma dentro da educação infantil e suas positivas e negativas consequências.

Apesar de ser árduo este processo, da mesma forma como Bourdieu referiu-se à apreensão dos hábitos de cada campo, é importante mostrar sentido ao aluno daquilo que se propõe, não somente oferecer como um produto mecanicamente obrigatório, mas sim como algo a ser explorado e avaliado. (BOURDIEU, 2002).

O conhecimento prévio da criança que acaba de chegar à escola , muitas vezes, é desconsiderado por falta de atitudes de quem as recebe, ou por simples negligência do sistema que não contextualiza o dia a dia de cada comunidade. Pois, a criança traz consigo toda uma bagagem de descobertas, alegrias e tristezas, que a impulsionam a expressar e interagir com todos aqueles que queiram e estejam abertos a recebe-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com