TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REPRESENTATIVIDADE LGBT NO UNIVERSO DA ARTE E O IMPACTO NA FAMÍLIA TRADCIONAL COMTEMPORÂNEA

Por:   •  18/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

DANIEL SOUZA,

ELISANGELA BARRETO

NAÍLA MEDEIROS

TAIS DE PAULA

THAIS RIBEIRO

REPRESENTATIVIDADE LGBT NO UNIVERSO DA ARTE E O IMPACTO NA FAMÍLIA TRADCIONAL COMTEMPORÂNEA

Salvador-BA

2019

DANIEL SOUZA,

ELISANGELA BARRETO

NAÍLA MEDEIROS

TAIS DE PAULA

THAIS RIBEIRO

REPRESENTATIVIDADE LGBT NO UNIVERSO DA ARTE E O IMPACTO NA FAMÍLIA TRADCIONAL COMTEMPORÂNEA

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        [pic 2]

Salvador-BA

2019

Representatividade e família: Conceitos importantes

Ao se tratar de uma temática tão específica como essa proposta é importante trazermos à tona dois conceitos importantes presentes para essa discussão sendo eles o conceito de representatividade e o de família.

Logo, se pesquisarmos em sites de significados possivelmente irá aparecer que “Representatividade significa representar politicamente os interesses de determinado grupo, classe social ou de um povo”. A representatividade denota ser um poderoso mecanismo de inclusão social, pois possibilita expor ideologias de determinado grupo de forma a acolher aqueles que se identifiquem com essa e de proporcionar o sentimento de alteridade e de demonstrar que aquele indivíduo excluído não está só em uma sociedade.  

Já ao se debruçar em uma observação histórica acerca do conceito de família pode-se notar que este se manifestou e vem se manifestando de formas de diferentes, modificando sua definição ao longo de tempo de forma a comportar as novas configurações que as sociedades vêm propondo e sugerindo novas funções para esse agrupamento social.  

No mais, as novas configurações presentes na contemporaneidade são alicerçadas em uma perspectiva de afeto e solidariedade enaltecendo os diversos arranjos que estão presentes na sociedade. Desse modo, não há de que mencionar apenas a presença do arranjo natural [1] como sendo o único conceito valido, pois assim como exposto pela Lei Maria da Penha [2] (Lei nº 11.340/2006) todo agrupamento social constituído de vínculos afetivos também é caracterizado como família.

Representatividade LGBT no universo da arte e o impacto na família tradicional contemporânea

Para iniciarmos a nossa discussão é interessante termos ciência que o termo arte é muito abstrato caracterizando-se por ser um ter plurissignificativo, mas ao se mencionar o termo arte e representatividade em uma mesma oração o conceito de arte passa a ter cunho mais emocional[pic 3]

[1]  ECA - Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990, “Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências”. Art. 25. Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.  

[2] Art. 5º, II: - No âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa”.

na qual pode ser traduzida nas palavras do escritor russo Liev Nikoláievich Tolstói afirmando que  “A arte é uma atividade humana que consiste em alguém transmitir de forma consciente aos outros, por certos sinais exteriores, os sentimentos que experimenta, de modo a outras pessoas serem contagiadas pelos mesmos sentimentos, vivendo-os também” (TOLSTÓI, Levi., 2019, p. 75).

Dessa forma, música é um mecanismo de expressão artística muito utilizado ao longo da história que se configura como um elemento dentro da arte que tem uma capacidade de desenvolver vínculos entre os indivíduos que a vivência.   O Ato de cantar ou escutar uma música pode desencadear sensações e sentimentos nos indivíduos dentre elas a tristeza, alegria, nostalgia dentre muitos outros que a música pode despertar nos ouvintes. Estes sentimentos, quando contidos em várias propagados a uma massa, podem gerar movimentos sociais. Muitos movimentos buscavam, como meta, uma maior liberdade de expressão e uma melhor qualidade de vida na sociedade entrando nessa seara representatividade LGBT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (165.4 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com