TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Incluindo uma criança surda em uma aula para ouvir crianças

Trabalho acadêmico: Incluindo uma criança surda em uma aula para ouvir crianças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO: MACAÉ /RJ

2º SEMESTRE DO CURSO DE LETRAS

DISCIPLINA: LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

CAMILA RODRIGUES -403127

DANIEL AZEVEDO MEDEIROS-404066

ELIANE SILVA ARAUJO-402999

PAMELA MARCHON-410236

LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

MACAÉ – RJ

2009

SUMÁRIO

ETAPA 1

1- ..................................................................................................................03

ETAPA 2

2......................................................................................................................04

ETAPA3

3.......................................................................................................................05

CONCLUSÃO................................................................................................06

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................07 ,08

ETAPA 1

A inclusão da pessoa com deficiência no âmbito escolar é um debate atual que demanda a organização de várias propostas de trabalho, pelas especificidades inerentes à pessoa humana. Ao se pensar essa inclusão é importante refletir acerca do que é incluir de fato, já que se trata de um tema polêmico do ponto de vista prático educacional. De acordo com Sassaki (2006), a integração propõe a inserção parcial do sujeito, enquanto que a inclusão propõe a inserção total. Documentos, como , por exemplo, a Declaração de Salamanca (1994), defendem que o princípio norteador da escola deve ser o de propiciar a mesma educação a todas as crianças, atendendo às demandas delas.

Atualmente no Brasil, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU/2006), formula e implementa políticas públicas intersetoriais, com finalidade de garantir que as pessoas surdas ou com deficiência auditiva tenham acesso a todos os meios de comunicação e expressão, em todas as etapas da vida. No caso de crianças surdas ou com deficiência auditiva, certos recursos de tecnologia assistiva, como aparelhos de amplificação sonora, sistema de frequência modulada e implante coclear auxiliam no processo de oralização, se estas forem devidamente acompanhadas e corretamente estimuladas para esse fim.

É importante lembrar que a surdez não está associada à perda da capacidade cognitiva, osproblemas tradicionais apontados como característicos da pessoa surda são produzidos por condições sociais. Não há limitações cognitivas ouafetivas inerentes à surdez, tudo depende das possibilidades oferecidas pelo grupo social para seu desenvolvimento, em especial para a consolidação da linguagem (GÖES, 1996).

De acordo com o Decreto nº 5.626/05, a pessoa surda tem o direito ao ensino da Libras e também da língua, desde a educação infantil. No Art. 22, § 10 desse documento, por exemplo, são denominadas escolas ou classe de educação bilíngue aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da língua Portuguesa sejam línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo. Todavia, a educação bilíngue não se resume apenas ao uso deduas línguas, implica, também, incluir adultos surdos fluentes em Libras no quadro de profissionais. Segundo Quadros e Schmiedt( 2006) “ a educação bilíngue depende da presença de professores bilíngues”. Depende também de intérpretes de Libras e de outras medidas que garantam não apenas a implantação dessa política, mas, sobretudo, a sua efetivação.

Podemos concluir que o debate sobre uma educação inclusiva ainda vai ser muito longo. A escola como instituição que legitima a prática pedagógica e a formação de seus educandos, precisa romper com a perspectiva homogeneizadora e adotar estratégias para assegurar os direitos da aprendizagem de todos.

ETAPA 2

Atualmente o desafio na educação dos surdos tem sido por materias visuais que ajuda na lingua escrita deles.As atividades prosposta vão ajudar os alunos surdos interagindo aos ouvintes, a participarem das aulas com isso eles tem acesso ao conteudo.

A maioria dos surdos frequentam escolas regular e nela tem surdos e ouvintes.Assim todos tem acesso ao conteudo.As atividades propostas permitem a participação de ambos.

O conteudo contemplado será as cores.

Para apresentação do vocabulário o professor deve preparar os cartões com as cores ensinadas.No verso do cartão deve escrever o nome da cor a ser ensinada.Fazercartazes.Para facilitar o profesor pode colocar os alunos surdos na frente para melhor visualização e aprendizagem.O professor levantará o cartão com a cor desejada,promunciará o nome da cor e os alunos ouvintes repetiram.E os surdos o professor oferecerá o verso do cartão com o nome da cor escrita,o aluno surdo precisara de estratégias visuais para aprender a escrita das palavras.Após repetir várias vezes e mostrada as palavras,o professor vai dividir a turma em duplas e irá fazer perguntas para as duplas reponderem.Que cor é essa,qual a sua cor favorita,o céu é de qual cor,e com os surdos se houve uma intéprete de sinais pode ser em sinais.

Também tem o jogo de memória,preparado com as cores e nome delas e podem ser feitas em grupos maiores misturando os alunos surdos e ouvintes,e por último apresenta a atividade escrita.E tem o jogo de ligar a figura com as palavras eles observam as figuras e os nome e ligam uma a outra.Assim ambos dos alunos podem fazer essas atividades.E com a ajuda da intérprete,pedir os alunos surdos elaborem frases descrevendo o que tem nas figuras.

Materias a serem usados para que as atividades planejadas posam ser preparadas e execultada.Papael cartão para fazerem os cartões e o jogo da memória,cartolina,piloto,lápis de cor,quadronegro,giz e folha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com