TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ativos e passivos CONCEITO capital

Resenha: Ativos e passivos CONCEITO capital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Resenha  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA, CAMPUS ITAPECERICA DA SERRA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE GERAL

PROFº EDINILSON

07/04/2011

Autor : Desconhecido

RESENHA: CONCEITOS DE PATRIMÔNIO LÍQUÍDO, ATIVO E PASSIVO

Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis

A posição patrimonial é composta pro ativos, passivos e patrimônio líquido.

O ativo e passivo especifica os critérios atendidos para que possa ser reconhecido como balanço patrimonial, essas definições abrange itens que não são reconhecidos como ativo e passivo, por não atenderem os critérios de reconhecimento.

Deve sempre estar atento as definições de ativo, passivo ou patrimônio líquido, com a essência e realidade econômica, e sua forma legal.

O benefício embutido em um ativo, potência direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalente de caixa, para entidade.E pode ser produtivo quando o recurso for parte integrante nas operações da entidade, como processo industrial alternativo que reduz o custo da produção .

Os ativos são usados para a produção de mercadoria ou prestação de serviço, satisfazendo os desejos e necessidades dos clientes, que se dispõe a pagar por eles e contribui para o fluxo de caixa da entidade.

Um ativo pode trazer benefícios econômicos futuros para a entidade de diversas maneiras, como:

• Usar isoladamente ou em conjunto com outros ativos na produção de mercadorias e serviços a serem vendidos pela entidade

• Trocar por outros ativos

• Usar para liquidar um passivo; ou

• Distribuir aos proprietários da entidade

Muitos ativos, como máquinas e equipamentos industriais, tem uma substância física, mas não é essencial para um ativo, porém as patentes e direitos autorais são ativos desde que deles sejam esperados benefícios econômicos futuros para a entidade, e que sejam controlados por eles.

Outros ativos como contas a receber e imóveis, estão ligados a direitos legais, inclusive o direito de propriedade.

O direito de propriedade de um ativo não é essencial, como o imóvel obtido de arrendamento é ativo, desde que a entidade controle os benefícios econômicos provenientes da propriedade.Embora a entidade precise da existência d3e direitos legais para controlar os benefícios econômicos, pode satisfazer a definição de um ativo mesmo quando não há controle legal.

O know-how obtido por meio de uma atividade de produção pode satisfazer o ativo quando em segredo, a entidade controla os benefícios econômicos provenientes do ativo.

A entidade obtém ativos comprando-os ou produzindo-os e também com outras transações ou eventos pode gerar ativos, como um imóvel recebido do governo como parte de um programa onde se localiza a entidade, ou a descoberta de jazidas.

A característica de um passivo é que a entidade tenha uma obrigação presente.A obrigação é um dever ou responsabilidade de agir ou fazer de certa maneira, pode ser legalmente exigíveis em contrato ou requisitos estatuários.

Este é o caso das contas a pagar por mercadorias de serviços recebidos, as obrigações também são práticas usuais de negócios e o desejo de manter boas relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com