TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informática Tem Início Com Estudos

Artigo: Informática Tem Início Com Estudos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  Artigo  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

Informática tem início com estudos, teorias e descobertas que ajudaram a construir não só o computador, mas a maioria dos eletroeletrônicos que são utilizados atualmente.

Desde a criação “[...] dos próprios números, o homem vem criando engenhos para ajudá-lo a lidar com um grande volume de dados. O ábaco é um dos mais antigos (considerado como a Informática tem início com estudosInformática tem início com estudosInformática tem início com estudosInformática tem início com estudosInformática tem início com estudosInformática tem início com estudosInformática tem início com estudosInformática tem início com estudosInformática tem início com estudosInformática tem início com estudosInformática tem início com estudosInformática tem início com estudosInformática tem início com estudosInformática tem início com estudosInformática tem início com estudosInformática tem início com estudosInformática tem i volume de dados. O ábaco é um dos mais antigos (considerado como a primeira calculadora digital)” . O ábaco “[...] possui várias versões, em torno de 2600 a.C. apareceu o ábaco chinês, que evoluiu rapidamente e foi chamado em sua forma final de Suan-Pan. De modo semelhante apareceu no Japão o Soroban [...]” . Na sequência, “[...] por volta de 1700 a.C., com as Tabuinhas de Argilas contendo cálculos matemáticos, onde os Babilônios trabalhavam com sistema sexagesimal, que deram origem as horas, minutos e segundos”. Aliás, “[...] consta que, já em torno de 500 a.C. os Babilônios eram capazes de prever eclipses com exatidão” .

A partir do século XVII alguns filósofos e matemáticos desenvolveram pesquisas que resultaram em novos instrumentos como: os Bastões de Napier (“foram criados (1610-1614) como auxílio à multiplicação e divisão, pelo nobre escocês matemático John Napier), Máquina Aritmética de Pascal– 1642 - (“o filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal criou uma máquina (a Pascaline) para ajuda-lo nos negócios do pai”. A pascaline foi a primeira máquina de calcular mecânica, com base em rodas e engrenagens para realizar somas e subtrações”), Máquina Analítica de Babbage (Charles Babbage em 1822, idealizou uma máquina para calcular tabelas, baseada no sistema de discos giratórios, capaz de ser programada para executar diversas funções, porém não chegou a ser construída ante o subdesenvolvimento da tecnologia da época).

Em 1898, foi criada a Máquina de Recenseamento de Hollerith, pelo engenheiro americano Herman Hollerith, para processamento de estatísticas demográficas do censo americano, feitas em cartões que pudessem ser perfurados e automaticamente tabulados e contabilizados, o que reduziu o trabalho de dez para dois anos. Hollerith criou sua própria empresa que mais tarde se tornou a International Business Machines Corporation, atualmente conhecida mundialmente como IBM.

Entre 1927 a 1931:

Vannevar Bush e sua equipe no MIT desenvolveram mecanismos para resolver equações diferenciais ordinárias [...]. Ainda mecânico, o analisador diferencial foi aprimorado durante a II Guerra Mundial, pela substituição dos mecanismos puramente mecânicos por corrente e voltagem, obtidas através de potenciômetros instalados sobre os discos cuja rotação representava quantidades[...]. É necessário assinalar, no entanto, que novas máquinas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com