TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha MARTINS, João Batista. A Atuação Do Psicólogo Escolar: Multirreferencialidade, Implicação E Escuta Clínica. IN: Psicologia Em Estudo, Maringá, V. 8, N. 2, P. 39-45, 2003.

Artigos Científicos: Resenha MARTINS, João Batista. A Atuação Do Psicólogo Escolar: Multirreferencialidade, Implicação E Escuta Clínica. IN: Psicologia Em Estudo, Maringá, V. 8, N. 2, P. 39-45, 2003.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  1.522 Visualizações

Página 1 de 2

MARTINS, João Batista. A atuação do psicólogo escolar: multirreferencialidade, implicação e escuta clínica. IN: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 8, n. 2, p. 39-45, 2003.

Resenhado por: Fernanda S Souza da Cruz.

O artigo de João Batista Martins tem por objetivo abordar o papel do psicólogo no contexto escolar, tendo como base autores como Roger Reger, Carmem S de A Andaló, Ardoino e Da Matta. O artigo através desses autores e suas abordagens busca identificar e determinar qual seria o papel do psicólogo escolar nos dias de hoje.

Roger Reger vai dizer que o modelo apropriado para um psicólogo escolar é o papel de educador, colaborando dessa forma para que se tenha um processo educacional de qualidade e muito mais eficiente do que um processo que visa somente corrigir comportamentos “ inadequados”. Reger afirma também que o psicólogo escolar pode atuar nesse ambiente na forma de consultor, orientador, professor e também pesquisador. Com relação a atuação clínico na escola, seria com foco saúde/doença mental, diagnostico e cura de problemas de comportamento.

O artigo aborda também uma outra visão, a da autora Carmem S de A Andaló, de que é preciso certo cuidado com os diagnósticos feitos, para que se rotule, nem discriminem os alunos. Não se deve olhar apenas o aluno esgotando ali as questões, não se trata apenas de resultados de testes de QI ou mesmo de personalidade, muito menos de “tratar” os alunos “problemas” e devolve-los as salas de aulas adaptados, mas de acordo com a autora é preciso considerar tudo que esta por trás das questões levantadas.

É preciso levar em consideração o meio em que este aluno, vive, a instituição e tudo que a cerca, enfim, onde este aluno esta inserido, é importante contextualizar a história do aluno para que se possa entender melhor todo o processo, tudo que esta relacionado a ele é importante e precisa ser pensado e considerado. É preciso um olhar que contemple toda essa variedade de elementos que envolvem esse aluno, lançando mão de vários saberes que ajudem a compreender esse processo, saberes como a antropologia, sociologia, etc, e assim, poder intervir de uma forma eficiente.

O lugar do psicólogo escolar vem sendo construído, dando espaço a uma nova identidade profissional, uma visão ampliada, multireferenciada, com um profissional que busca sair dessa posição engessada em que foi culturalmente colocado, mas buscando com uma escuta atenta e se implicando nessa nova visão, buscando nas relações sociais construir novas possibilidades de mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com