TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inácio Da Catingueira

Casos: Inácio Da Catingueira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  3.532 Visualizações

Página 1 de 5

Texto 5 : Inácio da Catingueira e Romano

Li, há dias, numa revista a cantoria ou "martelo" que, há perto de setenta anos, Inácio da Catingueira teve com Romano, em Patos, na Paraíba. Inácio da Catingueira, um negro, era apenas Inácio; Romano, pessoa de família, possuía um nome mais comprido ─ era Francisco Romano do Teixeira, irmão de Veríssimo Romano, cangaceiro e poeta, pai de Josué Romano, também cantador, enfim, um Romano bem classificado, cheio de suficiência, até com alguns discípulos. Nessa antiga pendência, de que se espalharam pelo Nordeste muitas versões, Inácio tratava o outro por "meu branco", declarava-se inferior a ele. Com imensa bazófia (presunção), Romano concordava, achava que era assim mesmo, e de quando em quando introduzia no “mar¬telo" uma palavra difícil com o intuito evidente de atrapalhar o adversário. “O preto defendia-se a seu modo, torcia o corpo, inclinava-se modesto: Seu Romano, eu só garanto é que ciência eu não tenho”. Essa ironia, essa deliciosa malícia negra, não fez mossa (perturbação) na casca de Francisco Romano, que recebeu as alfinetadas como se elas fossem elogios e no fim da cantiga esmagou o inimigo com uma razoável quantidade de burrices, tudo sem nexo, à toa: "Latona, Cibele, Ísis, Vulcano, Netuno..." Jogou o disparate em cima do outro e pediu a resposta, que não podia vir, naturalmente, porque Inácio era analfabeto, nunca ouvira falar em semelhantes horrores e fez o que devia fazer – amunhecou (acovardou-se) entregou os pontos, assim: "Seu Romano, desse jeito eu não posso acompanhá-lo. Se desse um nó em 'martelo', viria eu desatá-lo. Mas como foi em ciência, cante só, que eu já me calo".Com o entusiasmo dos ouvintes, Romano, vencedor, ofereceu umas palavras de consolação ao pobre do negro, palavras idiotas que serviram para enterrá-lo.Isto aconteceu há setenta anos. E desde então, o herói de Patos se multiplicou em descendentes que nos têm impingido (constrangido) com abundância variantes de Cibele, Ísis, Latona, Vulcano, etc.Muita gente aceita isso. Nauseada, mas aceita, para mostrar sabedoria, quando todos deviam gritar honestamente que, tratando-se de "martelo", Netuno e Minerva não têm cabimento.Inácio da Catingueira, que homem! Foi uma das figuras mais interessantes da literatura brasileira, apesar de não saber ler. Como os seus olhos brindados de negro viam as coisas! É certo que temos outros sabidos demais. Mas há uma sabedoria alambicada (pretensiosa) que nos torna ridículos (...). RAMOS, Graciliano. Viventes das Alagoas

1 - O produtor do texto construiu uma narrativa onde aparecem, dois personagens com características diferentes. Situe os dois personagens e discrimine as diferenças básicas que, segundo o produtor do texto, distinguem um do outro.

A primeira diferença está no nome: Inácio, era simplesmente Inácio; e Romano, era Francisco Romano do Teixeira. A segunda está no fato de que Romano tinha poeta e cantador na família, e Inácio não tinha nenhuma espécie de ‘títulos’ em sua família. E ainda uma terceira diferença consiste no fato de que Romano conhecia nomes difíceis, tinha ciência, ao passo que Inácio ao desfrutava do mesmo saber; além disso, Inácio era negro e Romano era branco.

2 - Num nível mais abstrato de leitura, pode-se afirmar que Inácio e Romano cultivam valores diferentes. Basicamente, quais são os valores que caracterizam a cultura de um e de outro?

Inácio era uma pessoa que possuía conhecimento popular baseado em experiências de vida. Inácio tem valor, é mestre no “martelo” (Martelo ou cantoria= repente) e não se distingue por outras características que lhe tragam reconhecimento no meio social. Romano,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com