TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Joseph de Souza Ferreira

Seminário: Joseph de Souza Ferreira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Seminário  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

DIALOGANDO SOBRE CURRÍCULO

Josuel de Souza Ferreira

Ao dialogar sobre currículo escolar na escola na sociedade capitalista, a partir da ideia de que a escola produz e reproduz as desigualdades sociais, todo o sistema curricular no capitalismo é formado par atender à ideologia dominante. Poucos são os que acompanham as necessidades do mundo capitalista, pois o capital cultural, econômico e político falam mais alto.

Se a maioria dos alunos não se inclui nas novas necessidades do mercado, e a escola não tem mecanismos para inseri-los, logo a Instituição de Ensino será excluída do processo. A educação é uma ação violenta, por parte da cultura dominante sobre os grupos dominados, principalmente em um país como o Brasil, onde milhares de seres humanos vivem em estado de miséria. Nesse caso, as consequências dessa desigualdade são de tal modo que as possibilidades de sucesso na escola são também desiguais.

A escola limita-se a transmitir o conhecimento semelhante a da classe dominante. Essa visão mostra que a escola é um instrumento de reprodução e, por isso mesmo mantém no sistema vigente, o “currículo oficial”.

Segundo João Almeida Marchado, ao fazermos isso perdemos a sintonia que pretendemos estabelecer com os estudantes. O mesmo acredita ainda que é preciso estabelecer relações entre o currículo oficial e o mundo que nos cerca e influencia constantemente.

A partir dessas concepção, cabe aos educadores organizar discussões em suas escolas e debater o papel da instituição, se ela deve seguir como instrumento de reprodução do sistema capitalista, ou deve reagir diante das investidas do mesmos. É louvável, quando Machado afirma, que não devemos desprezar os currículos oficiais, e sim modernizá-los criando elos que permitam a comunicação ente esses direcionadores de atuação da escola e a realidade em que vivemos.

É preciso leva os alunos a conhecer a função da escola, estabelecendo uma relação de dialogo, responsabilidade e compromisso na aquisição de novos conhecimentos. É saber posiciona-se criticamente em relação a tudo que afeta direta ou indiretamente a atual sociedade em que vive.

Disponível em:

HTTP://www.faef.edu.br/testergb/downioads/images/curriculooculto. Acesso em 21 Maio 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com