TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kate Chopin Realism and Gender

Por:   •  7/5/2016  •  Resenha  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

Text 1: Kate Chopin:  Realism and Gender

  O realismo preza pela descrição detalhada dos ambientes, possui preocupação em recriar a realidade o mais fielmente possível, incluindo todas as suas implicações históricas, sociais e culturais e personagens com os mais vaiados tipos de personalidade. Se no romantismo tinha-se o caráter de exaltação, admiração e devoção do personagem, no realismo tem-se o cuidado em mostrar a essência do ser, personagens que representem os movimentos da realidade.

  Kate Chopin(1850-1904) foi um importante nome desse movimento Realista, considerada uma mulher à frente de seu  tempo, se aventurou em áreas consideradas relativamente masculinas na escrita e na vida pessoal. A ficção de Chopin possui narrativa direta, crua e enxuta explora os códigos raciais e sexuais da sociedade Lousiana no fim do século XIX, abarcando todas as camadas sociais. Entretanto, a temática que se sobressai em sua obra é o confronto entre a demanda da sociedade, a exigência de que as mulheres deveriam centrar suas vidas no papel “mães exemplares e esposas fiéis” e a necessidade de desenvolver sua individualidade, de se autoafirmar enquanto ser humano, a ansiedade por se expressar e satisfazer seus desejos.

  Diante dessa situação de anulação da figura feminina, onde papel da mulher era o de um simples objeto de posse de seu marido. Chopin choca a sociedade, ao ousar muito na ironia ao colocar o ideal de moral inversamente, e, na forma como emancipa suas personagens femininas, apresentando ao leitor, mulheres que tentam sua libertação, ultrapassando os limites da ideologia religiosa e patriarcal dominante. Estes personagens representam a sua voz diante da sociedade com a qual se depara.

  Através de tais personagens Chopin questionou, ironizou as regras sociais da época, principalmente no que tange a politicas sexual e do casamento, em seu conto mais ousado, “The Storm” por exemplo, ela astutamente explora o encontro sexual de  uma jovem e bela mulher, Calixta, que ao reencontrar sua antiga paixão Alcee, cede a “"toda a paixão dos velhos tempos e desejo de sua carne" durante uma tempestade a protagonista desperta para o prazer da relação sexual. O encontro com Alcee e Calixta é, portanto, a intenção de chocar tanto por causa das normas sexuais que são transgredidas, bem como as normas sociais, dado que Alcee é de uma posição social superior a de Calixta. A tempestade permite a Alcee e Calixta uma oportunidade oculta para pôr de lado suas diferenças sociais, , e dar livre curso aos seus impulsos.  Conforme a tempestade se agita, é como se agitasse a ordem de vida estabelecida e rompesse com a aberreira da hierarquia existente entre esses personagens, que podem se satisfazer como iguais.

  Além do confronto de Chopin com o tema da sexualidade feminina e as complexidades do estado matrimonial. O que surpreende é o fato de que para Calixta, adultério com Alcee é gratificante e mais ainda, tampouco o adultério acaba em tragédia, muito pelo contrário. É porque suas necessidades físicas foram cumpridas, que ela pode compartilhar sua alegria recém-descoberta com os outros.

  É interessante dizer aqui, que as persoagens de Chopin não se rebelam contra a instituição do casamento; apenas se opõem a ficarem confinadas por papéis tradicionais. Na verdade, dada a liberdade para satisfazerem as suas necessidades físicas e espirituais, estes personagens estão contentes com seus cônjuges, a autora dá a entender que tal liberdade é essencial, e que essa experiência de liberdade, em todos os aspectos deve ser celebrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com