TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LITERATURA DA LINGUA PORTUGUESA I

Por:   •  30/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO “JANE VANINI”

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM

DEPARTAMENTO DE LETRAS

DISCIPLINA: ESTUDOS LITERÁRIOS:

LITERATURA DA LINGUA PORTUGUESA I

DOCENTE: Professora Doutora ELISABETH BATTISTA

MEMORIAL DESCRITIVO ACADÊMICO

Bruna Cardoso Bastos¹

Resumo: Esse memorial acadêmico tem como objetivo fazer um registro reflexivo sobre o tema proposto: “Por que ensinar literatura nos dias atuais?”. Atividade realizada na última aula pelos alunos do 3º semestre de letras/UNEMAT e pela professora Doutora Elisabeth Battista, da disciplina Estudos Literários: Literatura da Língua Portuguesa I, com o objetivo de fazer com que os universitários compreendam a importância de ensinar a literatura nas universidades, em escolas, nos dias atuais e vejam a literatura como uma nova forma de conhecimento.

Introdução

Meu nome é Bruna Cardoso Bastos, tenho 22 anos, sou natural de Cáceres/MT, resido em Cáceres desde os meus 3 anos de idade. Moro com a minha mãe, irmã, avó. No ensino médio quando os professores perguntavam aos alunos o que eles queriam ser quando crescer, a minha resposta sempre era delegada ou juíza, mas com o passar do tempo, os meus gostos mudaram. E ao passar pra Letras, confesso que não fiquei muito feliz, porque não era bem o que eu queria, mas ao ver a minha irmã recém-formada em letras e ela sempre falou muito bem do curso. Então, ingressei na UNEMAT no semestre letivo de 2018/1, e agora um ano depois, apesar de ter passado por coisas que já me fizeram pensar em desistir por achar que esse curso não seja o que eu realmente quero. Dois semestres depois, percebo que é um curso muito bom e com ele aprendi várias coisas muito importantes, ainda não me apaixonei pelo curso como alguns colegas de sala, mas eu gosto do curso, é diferente do que eu achei o que seria. Mas eu quero me formar no curso de letras, só não sei se ao findar desse curso eu irei lecionar. Porém com o tempo, tudo é possível até ao final desse curso.

O processo de aprendizagem

Na última aula, a professora Doutora Elisabeth Battista propôs o seguinte tema: “Por que ensinar literatura nos dias atuais?”

Mas a maior dúvida talvez ainda seja o que é realmente a literatura. Poderíamos dizer por exemplo como descritiva imaginativa no sentido de ficção. Ao lermos um romance, um conto ou uma narrativa fictícia, temos sentimentos de raiva, nos emocionamos com algumas histórias. Como por exemplo no conto de Mia Couto, O menino que escrevia versos. No conto o menino era tachado como problemático porque preferia escrever versos do que brincar e ir para festas como os garotos da sua idade geralmente fazem. Isso me causou um certo aborrecimento com a mãe do menino que levou ele ao médico, só porque ele preferia escrever versos.

Então é isso o que a literatura faz, ela nos coloca no lugar dos personagens, impulsiona a nossa imaginação fazendo com que nós possamos “entrar” na história e imagina o cenário, o tempo e o lugar narrado, como um filme por exemplo. Por isso, que é tão importante de se ensinar e de se aprender a literatura nas escolas e nas universidades para que quando o aluno for analisar uma obra literária, ele tenha esse olhar crítico, identificar os elementos da narrativas. A literatura leva o aluno para outros domínios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com