TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Las ruinas circulares

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

Las Ruinas Circulares

O conto Las Ruínas Circulares é uma narrativa do escritor argentino Jorge Luis Borges, apresenta como tema central o sonho de um homem, deixando a existência do mundo como realidade autônoma e independente em segundo plano. Caracterizando assim o gênero fantástico.

O personagem é um mago que tenta criar um homem com um sonho, o propósito que o guiava não era impossível, embora sobrenatural. Sonhava com um homem com integridade e o colocava de acordo realidade.

A tarefa nada fácil de criar um ser com o material inconsistente de sonhos e incorporar então o mundo da realidade como uma entre as muitas realidades que habitam seus sonhos.

Vejo como ponto crucial da história a complexidade de formar um homem através de sonhos, e essa dificuldade é notada e enfatizada através da várias etapas, obstáculos e frustrações enfrentados pelo sonhador.

Fica bem claro que no início, os sonhos eram desordenados e confusos; depois já na escola o sonhador escuta as aulas esperando encontrar entre os estudantes alguém capaz de atender suas expectativas.

Notei também uma espécie de frustração do sonhador da história com a sua busca de alguém ideal para reviver seus sonhos.

A formação deste ser está atrelada a dependência do sonho de outro, o que não permite a esse novo ser, o exercício de sua autonomia existencial.

O autor tem a ideia do eterno retorno como um renascimento eterno. Um ciclo interminável de destruição e criação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com