TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lenda Urbana: Se uma história Soa Muito Boa Para ser Verdadeira

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 3

“Se uma história soa muito boa para ser verdadeira, pois bem, então é provavelmente uma lenda urbana”

Jorge Tadeu

  1. Quais as características principais desses gêneros?

A história Acampamento Assombrado é uma lenda contemporânea situada em um lugar entre o mundano, experiências cotidianas e o extraordinário, entre a crença e a dúvida. Os elementos da história são reconhecíveis e banais do cotidiano, mas ao mesmo tempo fora do normal.

As lendas urbanas são histórias que se modificam através do imaginário popular e são transmitidas oralmente pelas pessoas que tentam explicar acontecimentos misteriosos. Esse tipo de lenda é difundida de pessoa a pessoa em culturas por todo o mundo, se modificando como o tempo, ao se incorporar com outras culturas.

O narrador busca sempre provar a autenticidade do relato, usado testemunhas e provas que supostamente existem, são frequentemente narrados como acontecimento que aconteceu com um “amigo de um amigo”. Começa assim: algo acontece em algum lugar, em um determinado momento, a história vai sendo contada de boca em boca através dos anos ou séculos  e um dia acaba virando lenda. Muitas vezes, a verdadeira origem daquela história fica esquecida de tanto que se modificou.

As histórias se caracterizam pela combinação de humor, terror, alerta, embaraço, moralidade ou apelo à empatia. O enredo pode até ser imprevisível e verossímil o bastante para ser considerado fato real.

  1. Quais as diferenças entre lenda urbana, fait divers e rumores.

Lendas urbanas são histórias fabulosas, sensacionalistas e ambivalentes com elementos mundanos que estão fora de ordem. Encontramos um narrador e comunidade com a qual interage e é transmitida em escala mundial através da imprensa, telefone, internet e fotocopias.

Rumor é um reato breve, anônimo e não verificados de um acontecimento que passa de boca em boca ou pela mídia, tende a ser não-narrativo e ter vida curta. Com bastante frequência, uma lenda pode nascer a partir de um rumor.

 A palavra fait divers vem do francês e em português significa “fato curioso” ou “curiosidade” e tem origem de acontecimentos reais que foram influenciados pela mídia. É uma narrativa moralizante de temas recorrentes, o fato é dramatizado de modo espetacular. Esse gênero não apresenta um conteúdo propriamente estranho ao mundo. Geralmente, articula elementos remetendo um efeito surpresa, choque ou horror, usando como veículo temas como: acidentes, roubos, assassinatos, entre outros.

  1. Quais as condições feitas no ensaio sobre conceito de gênero?

Lenda urbana é um gênero narrativo em ampla circulação na sociedade contemporânea, está sendo definido como um processo comunicativo por estudiosos e é figurado como folclore moderno. Mesmo em sua forma escrita a lenda nunca é um texto completo, mas sim parte de uma conversa continuada.

Esse caráter emergente pode se dar em três níveis: como “noticias fresquinhas” (novidade que alguém relata), performance (é relatado de maneira que prende a atenção do ouvinte) e urgência (alerta de algum perigo eminente).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com