TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem de consulta estruturada

Tese: Linguagem de consulta estruturada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

SQL (Structured Query Language) é a linguagem padrão universal para manipular bancos de dados relacionais através dos SGBDs. Isso significa que todos os SGBDRs (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Relacionais) oferecem uma interface para acessar o banco de dados utilizando a linguagem SQL, embora com algumas variações. Logo, saber o que é SQL e como utilizá-la é fundamental para qualquer desenvolvedor de softwares.

A “Linguagem Estruturada de Consultas” (SQL, traduzida para o português) é utilizada para interagir com o SGBD e executar várias tarefas como inserir e alterar registros, criar objetos no banco de dados, gerenciar usuário, consultar informações, controlar transações, etc. Todas as operações realizadas no banco de dados podem ser solicitadas ao SGBD utilizando esta linguagem.

A linguagem SQL é dividida em 4 agrupamentos de acordo com o tipo de operação a ser executada no banco de dados. A saber, DML (Data Manipulation Language, ou Linguagem de Manipulação de Dados e português), DDL (Data Definition Language, ou Linguagem de Definição de Dados em português), DCL (Data Control Language, ou Linguagem de Controle de Dados em português) e DTL (Data Transaction Language, ou Linguagem de Transação de Dados em português). Alguns autores classificam também uma divisão da linguagem para consultas, a DQL (Data Query Language, Linguagem de Consulta de Dados), que tem apenas um comando (SELECT), porém é mais comum encontrar este comando como integrante da DML, juntamente com os comandos INSERT, UPDATE e DELETE. Vejamos os comandos SQL de cada agrupamento.

DML – DATA MANIPULATION LANGUAGE

DML (Linguagem de Manipulação de Dados) é o subconjunto mais utilizado da linguagem SQL, pois é através da DML que operamos sobre os dados dos bancos de dados com instruções de inserção, atualização, exclusão e consulta de informações. Os comandos SQL desse subconjunto são:

INSERT: utilizado para inserir registros (tuplas), em uma tabela.

Exemplo: INSERT into CLIENTE(ID, NOME) values(1,’José’);

UPDATE: utilizado para alterar valores de uma ou mais linhas (tuplas) de uma tabela.

Exemplo: UPDATE CLIENTE set NOME = ‘João’ WHERE ID = 1;

DELETE: utilizado para excluir um ou mais registros (tupla) de uma tabela.

Exemplo: DELETE FROM CLIENTE WHERE ID = 1;

SELECT: O principal comando da SQL, o comando select é utilizado para efetuar consultas no banco de dados.

Exemplo: SELECT ID, NOME FROM CLIENTE;

Nota: Registro, Linha e Tupla são palavras sinônimas para referenciar a uma linha da tabela.

DDL – DATA DEFINITION LANGUAGE

DDL (Linguagem de Definição de Dados) é o subconjunto da SQL utilizado para gerenciar a estrutura do banco de dados. Com a DDL podemos criar, alterar e remover objetos (tabelas, visões, funções, etc.) no banco de dados. Os comandos deste subconjunto são:

CREATE: utilizado para criar objetos no banco de dados.

Exemplo (criar uma tabela): CREATE TABLE CLIENTE ( ID INT PRIMARY KEY, NOME VARCHAR(50));

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com