TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LÍNGUA PORTUGUESA: Por uma gramática mais divertida

Por:   •  23/4/2018  •  Monografia  •  4.939 Palavras (20 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 20

MARCOS DE OLIVEIRA

LÍNGUA PORTUGUESA: por uma gramática mais divertida

FACULDADE ALDEIA DE CARAPICUÍBA

SUZANO – SP

2014

MARCOS DE OLIVEIRA

LÍNGUA PORTUGUESA: por uma gramática mais divertida

Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade Aldeia de Carapicuíba, sob a orientação do Prof. Edilvana Vanessa Pereira.

FACULDADE ALDEIA DE CARAPICUÍBA

SUZANO – SP

2014

[pic 1]

LÍNGUA PORTUGUESA: por uma gramática mais divertida

MARCOS DE OLIVEIRA

APROVADA EM ___/___/___

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________

ORIENTADORA

_____________________________________

PROFESSOR (A)

_____________________________________

PROFESSOR (A)

Dedico este trabalho a todos que me incentivaram e me ajudaram para que tudo fosse finalizado com sucesso.

Agradeço a Deus, que sempre me deu forças para continuar nesta caminhada chamada Vida.

A minha mãe por todo o apoio que sempre me dispensou em todos estes anos.

E, também, a todos os companheiros e alunos de jornada.

Para existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido.

Rubem Alves

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

10

CAPÍTULO I O ENSINO DA GRAMÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA

11

1.1 Dificuldades no ensino da gramática

13

CAPÍTULO II A LUDICIDADE A APRENDIZAGEM

17

2.1 A Aprendizagem

21

CAPÍTULO III CARACTERÍSTICAS DE UM SUJEITO CRÍTICO REFLEXIVO

24

3.1 A formação do sujeito

26

CONCLUSÃO

29

BIBLIOGRAFIA

30

RESUMO

Este trabalho de monografia tem como objeto de estudo as práticas que o professor de Língua Portuguesa pode utilizar para tornar a aprendizagem da gramática, em um momento estimulante e prazeroso. Tomou-se como base a pesquisa bibliográfica através de levantamento de artigos, autores e documentos oficiais do Ministério da Educação. As palavras-chave demonstram a delimitação da temática, língua portuguesa, gramática e a ludicidade. Espera-se unir tais temas para a que as aulas de gramática possam se desenvolver dentro de contornos mais prazerosos e participativos.

ABSTRACT

Thisthesisworkhas as its objectofstudypracticesthattheteacherofPortuguesecan use tomakelearninggrammar in anexcitingandenjoyable time. Wastaken as the base throughliteraturesurveyofarticles ,authorsandofficialdocumentsfromtheMinistryofEducation . The keywords show theboundariesofthesubject, Englishlanguage, grammarandplayfulness. Expectedtojoinsuchthemes for thegrammarlessonscandevelopinto more enjoyableandparticipatorycontours .

INTRODUÇÃO

Para que o entendimento e compreensão do objetivo proposto, ou seja, de tornar o ensino da Gramática mais prazerosa para o aluno, este trabalho foi dividido em três capítulos.

Sendo assim, inicia-se enfatizando a importância do ensino da gramática e, toda a sua complexidade no fazer cotidiano escolar. Ressaltando as dificuldades enfrentadas pelos professores de Língua Portuguesa para ensinar a gramática.

Em seguida a temática da ludicidade, em seus aspectos motivacionais, como fator impulsionador para que o aluno consiga aprender de uma maneira que se sinta participativo e envolvido no processo de ensino aprendizagem.

Finalizamos demonstrando a importância do aprender a aprender como iniciativa para que o aluno possa compreender sua formação participativa como a chance de se assumir enquanto sujeito autor e coautor de sua aprendizagem.

Dentre os inúmeros autores e suas pesquisas que foram utilizadas, destacamos Bagno (2004), Bechara (2002), Neves (2004), Perini (2001), entre outros.

CAPÍTULO I O ENSINO DA GRAMÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA

Segundo Faraco e Moura (2003, p. 16), entende-se que língua é “a linguagem verbal utilizada por um grupo de indivíduos que constituem uma comunidade”.

E em Cunha e Cintra (2001, p.1) “é um sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos”. E mais,

Linguagem é um conjunto complexo de processos que torna possível a aquisição e o emprego concreto de uma língua qualquer; é todo sistema organizado de sinais que serve como meio de comunicação entre os indivíduos (CUNHA e CINTRA, 2001, p.1).

De acordo com Bechara (2002, p. 70):

Gramática é a disciplina linguística que estuda os atos linguísticos nos três níveis da linguagem distinguidos como o universal, que corresponde ao falar em geral, o histórico, que corresponde a uma língua histórica e o individual, que corresponde ao discurso ou texto.

Percebemos, conforme os apontamentos dos autores citados acima, que o estudo da gramática leva o indivíduo a desenvolver a capacidade de se expressar, ou seja, constrói-se a competência necessária para que saibam utilizá-la em situações onde ocorra a comunicação, dominando as esferas coloquiais e cultas da linguagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (224.6 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com