TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Língua Brasileira de Sinais

Seminário: Língua Brasileira de Sinais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Seminário  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1- Passo 1

rvisionadas – Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Etapa 1- Passo 1

É um língua de sinais (gestual) usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros e reconhecida por Lei. É derivada tanto de uma língua de sinais autóctone quanto da língua gestual francesa; é semelhante a outras línguas de sinais da Europa e da América

A LIBRAS não é uma simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte. É composta por níveis lingüísticos como: fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. A diferença é sua modalidade de articulação.

Para se comunicar em LIBRAS, não basta apenas conhecer sinais. É necessária conhecer a conhecer sinais. É necessário conhecer a sua gramática para acontecer a comunicação na lei n° 10.436 de 2002 em seus parágrafos 2° e 4° determina o seu uso e difusão por parte das empresas e serviços públicas, bem como parte integrante dos PCNs, nos sistemas educacionais.

Em seu parágrafo 3° garante o atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva pelas instituições de... [continua]

A Importância da Língua Brasileira de Sinais como Fator Mediador na Educação dos Surdos

Autor: Jaqueline Konageski Zanardini

Data: 02/04/2009

INTRODUÇÃO

Muito se discute sobre a inclusão do surdo em sala de aula do ensino regular. Sabe-se que, constitucionalmente, ele tem direito à educação e à saúde, bem como a solicitar um intérprete para auxiliá-lo em aula, traduzindo a língua oral para a língua de sinais. Muitas vezes, o surdo é considerado um estranho dentro de sua própria comunidade por não dominar a língua de sinais, o que dificulta ou desfavorece sua interação, uma vez que não consegue estabelecer comunicação com outro surdo nem com o ouvinte.

Para ALMEIDA (2000, p.3), "O drama dos surdos é menos ligado à sua enfermidade do que às razões psicológicas que rapidamente se transformam em efeitos patológicos. A causa profunda desse drama encontra-se ligada à incompreensão da sociedade que não o vê como diferente e sim, como deficiente".

A primeira língua utilizada pelos surdos deve ser a língua de sinais, pois ela servirá de base para a aquisição da segunda língua. Assim, a língua do país de origem do surdo deve ser, na verdade, sua segunda língua, no caso do Brasil, estamos falando do Português.

Estudos recentes evidenciam que as crianças surdas aprendem melhor quando são usuárias da língua de sinais. Constatou-se também que os surdos filhos de pais surdos têm melhores desempenhos escolares e são mais equilibrados mental e emocionalmente que os surdos filhos de pais ouvintes.

O objetivo deste trabalho é verificar a ocorrência da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS junto à comunidade surda, bem como analisar se estes surdos estão interagindo dentro das salas de aula.

1. A História do Surdo numa visão geral

Até o século XV, não havia nenhum interesse na educação dos surdos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com