TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA PRÁTICA DOCENTE

Artigos Científicos: O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA PRÁTICA DOCENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  3.701 Palavras (15 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 15

OS FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS QUE PERMEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Diante do que é proposto na estruturação do sistema da educação brasileira, cabe destacar o desenvolvimento do ensino básico nas escolas públicas e privadas, pois com base em uma educação de qualidade e eficiente que se podem alcançar objetivos traçados para o bom andamento da formação de cidadão críticos – construtivos em uma sociedade sem desigualdade social, onde todos tenham oportunidade de conhecer e tomar ciência de uma educação qualificada.

Um dos primeiros passos para atingir tal objetivo é propiciar a implementação da disciplina Filosofia no currículo escolar, pois assim é possível questionar e ter uma melhor compreensão da sociedade e do mundo ao redor, visto que se faz necessário uma abertura de espaço para se trabalhar de forma adequada essa tão rica e fluente disciplina na vida do homem.

A educação do séc.XXI enfrenta grandes e consideráveis atrasos, e um dos maiores empecilhos para uma educação estruturada e igualitária é a desigualdade social, visto que o sistema da educação é fruto de uma sociedade conservadora, onde se enfrenta obstáculos consideráveis ao processo de igualdade social.

A educação sofre a interferência da indústria cultural, pois é de muita importância o papel que ela exerce diante da sociedade escolar, onde alerta a comunidade em relação ao uso incorreto dos meios de comunicação. Agora lançando mão do que foi exposto pelo autor em sua teoria, Pierre Bourdieu, em função do sistema educacional brasileiro, destaca a investigação sociológica do conhecimento, que para alguns autores a desigualdade social nem sempre esta atrelada a sala de aula, aqui também é citado o funcionamento do sistema educacional escolar francês, onde se reproduz e reforça a desigualdade social.

Daí, pode – se dizer que a educação brasileira ainda sofre com a presente e marcante desigualdade social, que na maioria das vezes atrapalha o desempenho escolar, atrasando assim, o que poderia ser avanço para a sociedade. Por isso, deve – se investir uma reforma no sistema escolar, revendo certos paradigmas e relevando algumas diferenças, para que assim se possa caminhar em prol do desenvolvimento da educação escolar.

As dificuldades e implantação da filosofia no currículo escola

No atual cenário que cerca a educação brasileira e tomando como base a atuação do sistema educacional, é de muita importância enfocar a estrutura do currículo escolar e como este é trabalhado nas escolas públicas ou privadas. Daí pode – se dar um enfoque bem mais profundo e minucioso para a implantação da Filosofia como disciplina de fundamental importância na vida escolar do aluno, assim como sua contribuição para a formação critica – construtiva da comunidade escolar.

A questão da Filosofia como disciplina escolar, ainda é bastante explorada, pois é encontrada em algumas escolas como disciplina obrigatória, enquanto que em outras, essa disciplina se quer esta inserida no currículo.

A Filosofia trabalha para que o aluno seja um ser pensante e questionador, pois é uma disciplina em aberto que lida com situações reais e questionáveis. Daí, a grande dificuldade de se trabalhar de forma correta e sempre voltada para a critica – construtiva, apresentando problemas, teorias e argumentos plausíveis de discussão, e que por esse e outros motivos é que os alunos encontram dificuldades em compreendê-la.

É de suma e fundamental importância que a Filosofia seja encarada como uma disciplina que instiga a curiosidade, o modo de pensar e criticar fatos que de alguma forma esta relacionado com a sociedade, pois tal disciplina tem como objetivo fazer com que os alunos descubram o prazer do pensar e do questionar o porquê disso ou daquilo, desse jeito ou daquele e assim por diante, fazendo com haja aprendizagem significativa para o meio social.

Do ponto de vista de Desidério Murcho, a implantação da Filosofia no currículo escolar apresenta ainda muitas dificuldades pela forma em que a mesma vem sempre aplicada nas instituições de ensino em geral. A falta de apoio é um fator que abrange essa disciplina, devido apresentar pouquíssimos resultados consensuais, pois é uma disciplina diferente das demais, pois os problemas e dificuldades centrais da Filosofia continuam em aberto, mas isto não significa que ela não apresente resultados, claro que apresenta mais no decorrer de seu aprendizado vão surgindo nossas teorias, novos pensamentos e novos questionamentos, por isso que o estudo da Filosofia é uma busca constante.

Não é fácil compreender as dificuldades que a Filosofia vem passando no mundo em que se vive e uma delas e tentar estudá-la e compreendê-la e para isso tem - se que estar apto para entender os conceitos do pensamento que se utiliza no cotidiano, além de que estudar a Filosofia é uma forma de especular as idéias apresentadas por outros seres pensantes, pois esta disciplina tem como objetivo maior lidar com os mais difíceis problemas existentes no meio social.

Contudo, essa disciplina ainda encontra dificuldades no sentido de encontrar profissionais capacitados para trabalha – la de maneira adequada, visto que a maioria dos professores ainda não são aptos a ministrar a disciplina de filosofia, pois a carência de profissionais capacitados permeia a educação brasileira, visto que esse fato acarreta aulas deficitárias ao longo do processo de ensino, tornando assim as aulas desinteressantes e chatas para os alunos, pois se deparam com um ensino de Filosofia mecanizado, privilegiando o uso de “decorebas”, tornando – se assim um aprendizado sem interesse e tedioso, desmotivando o aluno de uma forma que não possa construir suas próprias concepções.

Outro ponto focado deve ser as dificuldades encontradas no ensino da Filosofia, onde o pouco conhecimento por parte dos profissionais em relação às Diretrizes Curriculares chega a causar um verdadeiro tormento na hora de elaborar, por exemplo, uma aula, que contemple e atraia o interesse do aluno para uma discussão interessante e produtiva, pois todos podem e devem expor seus pensamentos, de forma igualitária, cooperando assim para uma maior e melhor compreensão da Filosofia perante a sociedade e até mesmo do mundo, superando as dificuldades existentes na sua implantação dentro do currículo escolar.

A Filosofia é de mera importância para a sociedade em que vivemos, pois ela anseia pelo desenvolvimento do pensamento humano, formando pensadores e questionadores, a partir da sala de aula, onde se adquiri tais habilidades, pois a Filosofia não apresenta respostas consensuais como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com