TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Língua portuguesa

Por:   •  13/7/2015  •  Ensaio  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

                   

A inclusão escolar no município de Mocajuba

Adriane Almeida Rodrigues

Jessica Monique dos santos silva

Josiane Rodrigues Braga

Manoel Francisco Rodrigues da silva

Moises baia Nunes

Regina Márcia neves pereira

Roney Farias sobrinho

Rosana Estumano Nunes

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo mostrar que é inclusão escolar e como ocorreu sua formação histórica, e quais as legislações que contribuíram para o desenvolvimento desse processo. Desse modo. Serão apresentados conceitos e dados, caraterísticas e exemplos, mostrando a declaração de Salamanca na Espanha e como foi um marco primordial para o a avanço da mesma.  E enfatizando como vem sendo trabalhado na realidade no município de Mocajuba.

Palavras chaves: inclusão, diversidades, adaptação- espaço- escola.

1. INTRODUÇÃO

Ao falarmos do processo educacional que envolve a inclusão é fazer uma analise histórica sobre formação e legislação sobre da inclusão escolar. Desde a antiguidade já se falava sobre o tema. No período da antiguidade clássica as pessoas deficientes eram mortas ou abandonadas logo ao nascer. Já no período medieval, as pessoas que apresentavam deficiência eram tidas como portadoras de espíritos demoníacos. De modo, tanto no período clássico como no medieval ainda não se atentavam para o processo educacional e nem assistencialista.

Já no século XIX, a partir das iniciativas do clero surgiram as iniciativas caritativas, pelo qual a igreja iniciaria atividades assistencialista visando “tratar” ou “curar” as pessoas. Sendo assim, desenvolveu-se uma visão medica sobres as necessidades especiais.

Desse modo, a partir de muita luta constituiu-se as legislações que amparam pessoas especiais. Assim como a declaração universal dos direitos humanos, declaração de Jomtien e declaração de Salamanca,  que desenvolveram processos educacionais que atende de forma igualitária em busca de salas heterogêneas adaptando as mesma.

2. O QUE É INCLUSÃO

3.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com