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Lírica galego-Português

Artigo: Lírica galego-Português. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Artigo  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  543 Visualizações

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TROVADORISMO

1189 - Portugal - Era Medieval - Séculos XII a XIV

Contexto Histórico

• Época da Terceira Cruzada

• Marcado pelo feudalismo (no plano político-econômico) e pelo espírito teocêntrico (deus como o centro de todas as coisas), no plano religioso.

• Sociedade medieval, composta basicamente pelo clero, nobreza e camponeses

• Sociedade suserana e vassala (os vassalos (povo) que serviam e obedeciam ao suserano (senhor feudal)

• O teocentrismo, que difundia a idéia de destino, fazia com que o povo aceitasse sua posição subalterna sem contestação, uma vez que esta era ordem divina.

• Desenvolvimento da música e arquitetura, pois elas também serviam ao propósito religioso.

Características literárias

• Visão de mundo marcada pelo teocentrismo

• O homem privilegiava os bens do espírito, da alma, da vida pós-morte.

• Maior desenvolvimento da poesia do que da prosa, pois a poesia apoiava-se na música e isso facilitava sua transmissão oral.

• Artistas das cantigas: trovador, jogral, segrel, menestrel (homens), jogralesa, soldadura (mulheres)

• Na poesia, as cantigas podiam ser líricas ou satíricas, conforme o quadro:

• Cantigas de Amigo (compostas por homens, procuram expressar o sentimento feminino através de pequenos dramas e situações da vida amorosa das donzelas, geralmente, as saudades do namorado que foi combater contra os mouros, a vigilância materna, as confissões às amigas).

• Cantigas de Amor (expressam o sentimento amoroso do trovador que se coloca a serviço da mulher amada. Aqui, o amor não realizado, não correspondido fica sempre num plano idealizado.

• Cantigas de escárnio e de maldizer (enquanto as de escárnio são críticas e suas ironias feitas de modo indireto, as de maldizer, utilizando linguagem mais vulgar, às vezes obscena, referem-se direta e nominalmente a suas personagens. Seus temas centrais são as disputas políticas, a covardia ou a falta de jeito de alguns cavaleiros e as mulheres feias. É verdade que seu valor poético é pequeno, mas seu aspecto documental torna imprescindível seu estudo).

• Palavra de ordem: vassalagem amorosa e amor cortês.

• As Cantigas encontram-se reunidas em volumes denominados cancioneiros,

• Na prosa, o caráter era predominantemente documental, o que diminuiu seu valor literário.

• As Novelas de Cavalaria eram narrativas de feitos heróicos e guerreiros, também contavam como prosa as Hagiografias (biografias dos santos), os Nobiliários (histórias das famílias e documentação de genealogia nobre) e os Crônicos (registros de acontecimentos em ordem cronológica).

Principais autores e obras

• O Cancioneiro da Ajuda, o Cancioneiro da Vaticana e o Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa.

• Em Portugal, as novelas do Ciclo Bretão ou Asturiano, sobre o rei Artur e os cavaleiros da Távora Redonda deixaram marcas.

• A Ribeirinha ou Cantiga de Guarvaia (Cantiga de Amor), de Paio Soares de Taveirós

• Outros autores: Martim Codax, D. Afonso Mendes de Besteiróis, Fernando Esguio, João Garcia Guilharde, João Zorro, Aires Nunes de Santiago, D. Dinis (o rei-trovador)

Humanismo

1418 - Toda a Europa - Era Medieval - Século XIV e XV

Contexto Histórico

• O

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