TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação

Resenha: Motivação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Resenha  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  233 Visualizações

(A) – 1. Motivação

Reconhece-se a indiscutível contribuição da Psicologia nas relações humanas e no entendimento da motivação. Conhecer o modo como os indivíduos são motivados é extremamente importante para que se influenciem cada um deles alterando componentes motivacionais e assim as organizações teriam controle sem serem impopulares.

(B) – Percepção

O processo perceptivo é fundamental para o sucesso de um gestor, pois é através dele que o gestor deve criar a impressão desejada e influenciar corretamente as respostas dos funcionários ou clientes.

Diversos fatores influenciam a percepção como: o perceptor; o percebido; o ambiente; os estágios de informação e processamento; a atenção e seleção; a organização; interpretação e recuperação das informações. A teoria da Atribuição defende que a distinção, o consenso e a consistência são os três fatores que influenciam determinação de atribuição interna ou externa e que o erro de percepção esta justamente em superestimarmos os fatores internos e subestimar os externos no comportamento das pessoas.

(C) – Conduta ou associacionismo

A teoria associacionista, antecessora do comportamentalismo ou behaviorismo, inspirada na filosofia empirista e positivista, atribuiu exclusivamente ao ambiente a constituição das características humanas e privilegia a experiência como fonte do conhecimento e de formação de hábitos de comportamento. Assim as características individuais são determinadas por fatores externos ao indivíduo. Nesta abordagem, desenvolvimento e aprendizagem se confundem e ocorrem simultaneamente.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com