TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVISSIMA GRAMATICA DA LINGUA PORTUGUESA

Pesquisas Acadêmicas: NOVISSIMA GRAMATICA DA LINGUA PORTUGUESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  2.117 Palavras (9 Páginas)  •  1.611 Visualizações

Página 1 de 9

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática Da Língua Portuguesa. 46° ed., São Paulo: Companhia Ed. Nacional, 2005.

Na Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, vimos com clareza os conceitos do autor em relação à Gramática de um modo geral, também é bastante evidente a sua preocupação com a linguagem que é abordada em sua obra. Domingos Paschoal Cegalla defende que a sua obra pretende ser uma gramática normativa da língua portuguesa do Brasil, conforme falam e escrevem as pessoas cultas na época atual. Visto isso na apresentação da obra em que Cegalla diz: “Obra pioneira que reúne o conteúdo gramatical indispensável para o estudo de nossa língua, organizado de maneira prática, clara e eficiente”.

Antes de publicar o livro a Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, Cegalla foi professor, gramático, poeta, escritor e tradutor brasileiro, ele é autor também do Dicionário de dificuldades da língua portuguesa, do Dicionário escolar: língua portuguesa e da Nova minigramática da língua portuguesa, todas essas citadas são consagradas obras didáticas. Além de gramáticas, Cegalla teve outros livros publicados, como os de poesia Um brado no deserto e Canções de Eurídice, e mais além, o romance Triângulo Amoroso. Como tradutor, lançou diretamente do grego Édipo Rei, Antígona e Electra. Seu último título publicado foi uma tradução de Sófocles, Cegalla como foi popularmente conhecido, faleceu aos 92 anos no dia 16 de fevereiro de 2013, com problemas cardíacos.

A obra “Novíssima Gramática Da Língua Portuguesa” é uma gramática completa a mesma possui uma ampla variedade de tópicos, esses divididos de maneira bem simples em 5 (cinco) capítulos, distribuídos ao longo de 693 páginas, o leitor ao folhear a gramática tem facilidade em notar os diversos exemplos que a mesma contem, há também uma rica profundidade nos temas abordados, em relação a bibliografia, também é evidente a facilidade proporcionada ao leitor na intenção de buscar maiores detalhes. Na construção de sua gramática Cegalla, apresenta as suas concepções em relação à língua, linguagem e gramática, além de conter todas as 5 (cinco) partes da gramática: a fonética, a morfologia, a sintaxe, a semântica e a estilística. O autor tem uma atenção detalhada com a maneira de explicar cada tema e concepção abordada por ele, além disso, outro fator que podemos por em foco é a facilidade a qual temos em compreender os conceitos das dez classes gramaticais, reconhecendo os critérios que o autor utiliza na conceituação dessas classes, a gramática tem a principal intenção de facilitar a explicação, auxiliando com isso a compreensão e facilitando nos estudos educacionais. A obra sofreu várias reformulações, todas com a finalidade de mantê-la atualizada. Nessa 46ª edição, notamos com nitidez que os conceitos são extremamente bem abordados, e que contém exemplos claros e exercícios em diversos níveis de ensino, esses servem para ajudar todo o tipo de estudante, sendo usada ainda, por aqueles que apenas precisam esclarecer suas dúvidas a respeito da língua portuguesa. Esta edição fornece exercícios de fixação de conteúdos gramaticais e também provas dos principais concursos e exames vestibulares, em todos os capítulos. A “Novíssima Gramática Da Língua Portuguesa” pretende acima de tudo ser uma ferramenta útil de ensino e aprendizagem. Se trata de uma gramática normativa, repleta por trechos de obras de autores modernos, como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Luís Jardim.

A riqueza da obra está justamente nessa variedade de autores renomados, de assuntos e conceitos, em que o leitor pode prestigiar diversas abordagens e visões de maneira que entenda o conteúdo e que aprenda com eficiência. A leitura da gramática de Cegalla traz à tona diversas discussões, e estudos em sala de aula em relação às variadas concepções abordada pelo autor, diante disso retomamos algumas concepções vistas que coincidem com a proposta acometida por Cegalla.

A obra “Novíssima Gramática Da Língua Portuguesa”, pretende disponibilizar uma gramática que correlaciona o que se fala, e o que se escrevem as pessoas cultas na nossa época. Ainda, com relação à linguagem, insta salientar que os exemplos dados e o conteúdo explanado visam descrever a escrita para servir como referencial para a fala e, ainda, não tem como fonte a escrita ou a fala, mas se utiliza de exemplos da literatura brasileira. Como é o caso do exemplo utilizado, no trecho abaixo:

“Mas, apesar disso, um que facilitou, como eu, está sempre som a pulga atrás da orelha.”(Monteiro Lobato) (p- 187).

Conforme se observa na frase da literatura brasileira, esta é bemutilizada pelo gramata, além de expressar de forma clara sua linguagem. Neste sentido, vai nos dizer Verissímo em O Gigolô das Palavras “[...] qualquer linguagem, é um meio de comunicação e que deve ser julgada exclusivamente como tal [...]” (p-10).

Ao referir-se sobre as concepções de gramática, Cegalla apresenta o conceito de gramática Histórica e Normativa. Sendo a primeira, aquela que estuda a origem e a evolução de uma língua acompanhando seus passos até a época atual. Já a segunda, enfoca a língua como é falada. Como por exemplo, aponta normas para a correta utilização oral e escrita, em suma, ensina a falar e escrever a língua padrão corretamente.

E neste contexto, não se poderia deixar de citar os conceitos dos termos linguagem, língua e fala.

Linguagem é definida pelo autor, como a faculdade da qual o homem é capaz de expressar-se e interagir como os demais, por meio da fala. Enquanto língua, é tido como [...] o veículo do conhecimento humano é a base do patrimônio cultural do povo [...] e ainda, é [...] sistema intangível, imutável [...] (CEGALLA, 2005, p. 16). Logo, fala é um meio utilizado pelo povo, para nomear e dar sentido a tudo e a todos que nos rodeia.

E por fim a fala vem a ser o resultado/consequência da necessidade humana em comunicar-se.

Cegalla organizou sua gramática com conteúdos de fácil acesso para alunos e professores que desejarem ter melhor ascensão no mercado de trabalho, além de promover uma orientação adequada em relação à linguagem, para que os leitores da mesma possam se comunicar de maneira adequada em lugares que exigem a norma padrão. No decorrer de sua obra, o autor reuniu modernos exercícios para exames e concursos, com a intenção de oferecer melhores condições de interação em um meio social culto. A ideia de interação social de Cegalla tem relação com a proposta de Maria Helena de Moura Neves, a qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com