TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO COMPARATIVO DE GRAMÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.290 Palavras (10 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 10

ESTUDO COMPARATIVO DE GRAMÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • INTRODUÇÃO

Este trabalho discorrerá sobre a abordagem do tema ortografia em seis gramáticas de língua portuguesa. Três de natureza prescritiva pedagógica, duas normativas aplicadas e uma descritiva. As pedagógicas são destinadas aos alunos que estão começando a conhecer a norma culta, portanto, apresentam as regras de forma simplificada e usam a aplicação de exercícios para fixar o conhecimento. As gramáticas de ordem normativa destinam-se àqueles que queiram aprofundar seu aprendizado da língua. Trazem um conteúdo mais denso com explicações etimológicas da evolução da língua nas formas faladas e escritas. A única (das analisadas) gramática do tipo descritiva discute as variações linguísticas, por que elas acontecem e como lidar com elas sem esbarrar no preconceito linguístico. Visa promover o conhecimento adequado ao professor para que este conheça melhor a realidade sociocultural do seu aluno e propicie um melhor aprendizado. A análise se aterá, principalmente, a expor como o conteúdo é abordado e, se cumpre o objetivo de explicar o que é e como usar de forma correta a ortografia.

Não será discutida a relevância ou irrelevância das ideologias de alguns linguistas, no entanto, é necessário afirmar que nenhuma língua pode ser reduzida ao conjunto de regras normativas, logo, seguindo essa linha de pensamento, a gramática não pode ser considerada efetivamente a língua em sua plenitude, nem a língua pode ser considerada o espelho da gramática. A língua é instável e prescrevê-la é o ato de estudá-la para compreendê-la melhor.

  • TIPOS DE GRAMÁTICAS ESTUDADAS

GRAMÁTICA NORMATIVA

A gramática normativa possui caráter prescritivo, lidando com os fatos da língua padrão, da norma culta da língua.

Este modelo gramatical se prende a língua escrita, não diferenciando a língua oral. Além de ditar leis (normas) para o uso da língua: não aceitando – considera “erro”–o uso de quaisquer outras formas diferentes da norma culta. Objetiva a padronização do idioma.

GRAMÁTICA PEDAGÓGICA

A gramática pedagógica segue a orientação linguística de que as normas que regem uma língua não devem ser estudadas sem a devida contextualização através de textos de gêneros diversos. Tem como objetivo introduzir o aluno, em início de formação, às regrasgramaticais de forma, sistematizando o uso no dia a dia. Os exercícios devem ajudar o aluno a fixar o conhecimento adquirido.

GRAMÁTICA DESCRITIVA

As gramáticas do tipo descritivas surgiram a partir da evolução dos estudos da linguística. Por ser de caráter científico, não está preocupada em estabelecer o que é certo e errado, mas em descrever a estrutura e o funcionamento de uma língua. Enfatiza o uso oral da língua e suas variações.

  • AS GRAMÁTICAS ANALISADAS

NOVÍSSIMA GRAMÁTICA ILUSTRADA

O autor Luiz AntonioSacconi em sua apresentação faz uma dura crítica ao atual ensino nas escolas, “A escola de hoje é um verdadeiro desastre pedagógico e disciplinar”, já indicando os parâmetros que a sua gramática seguirá em defesa do ensino da norma culta.

A Novíssima Gramática Ilustrada é uma gramática pedagógica voltada para o primeiro contato do aluno com a Norma Culta Brasileira, apresentando uma proposta de estudo ortográfico tradicional e simplificado. A edição analisada é a 24ª, atualizada pelo acordo ortográfico entre Brasil e Portugal no ano de 2008. O tema é dividido em quatro capítulos, seguindo o esquema: Regra, Aplicação, Exercícios e Exemplos. Cabe dizer que esse último foca a língua falada, evidenciando claramente, o preconceito linguístico. As exemplificações, em sua maioria, destacam sujeitos com conhecimento da Norma Culta e não praticantes de vícios de linguagem, em detrimento daqueles que cometem todos os “erros”. No Capítulo 1 são apresentados os grafemas, letras e acentos e logo emseguida sua aplicação usando as regras para monossílabos, oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. O Capítulo 2 traz a explicação do uso correto do hífen nos casos de prefixos ou pseudoprefixos. Capítulo 3 – Conceitua ortografia como a escrita correta das palavras; e, possui um texto que reforça a posição do autor em defesa do ensino da norma culta. Segundo ele a pessoa que escreve erradamente passa uma péssima impressão e tem mais dificuldade de vencer na vida. Neste capítulo, basicamente, são mencionadas as alterações de grafia que ocorreram por causa do novo acordo ortográfico. O último capítulo dedicado a ortografia (Capitulo 4) diferencia e exemplifica os vários porquês.

A gramática não usa conteúdos linguísticos variados, como textos de jornais, revistas, literatura, para exemplificar a aplicação da língua no cotidiano.

GRAMÁTICA APLICADA DA LÍNGUA PORTUGUESA

A Gramática Aplicada da Língua Portuguesa – A Construção dos Sentidos de Manoel P. Ribeiro em sua 18° edição do ano de 2009 é composta por 18 capítulos, com 544 páginas, incluindo textos e provas para vestibular. Tratando-se de uma gramática normativa, já revisada com o novo acordo ortográfico, o autor discorre e explica os assuntos abrangendo a linguística dos textos, com capítulos sobre Coesão e Coerência, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Ortografia, Semântica e estudo de redação oficial; trazendo ainda uma listagem de expressões latinas próprias para concursos públicos. Os diversos temas são comentados levando-se em consideração a escrita e a oralidade, tal como o uso correto de algumas letras e palavras. Ao final de cada capítulo são apresentados exercícios para os leitores e anexo à gramática consta um livro de respostas contendo o gabarito de cada exercício proposto, tornando assim o livro útil na preparação de estudantes. A formação do vocabulário é feita sincronicamente apoiando-se em pesquisas recentes, executadas em parceria por outros autores. A Gramática possui linguagem clara e de fácil entendimento podendo ser satisfatoriamente utilizada tanto pelo ensino médio, como pelo ensino superior e cursos afins. Em especial o último capítulo é reservado para questões de vestibulares da UNICAMP, UERJ, UFRJ e UFF.

NOVA GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO (NGPC)

Celso Cunha e Lindley Cintra apresentam sua gramática a partir de um contexto preocupado com a investigação paciente do padrão culto da língua portuguesa, bem como o estudo da descrição das diversidades linguísticas nacionais e regionais. A obra é descritiva e ousada, pois trata-se de uma gramática tradicional atualizada que se adapta à linguística moderna na medida em que relaciona as normas das línguas faladas no Brasil, Portugal e África.

No prefácio, os autores apresentam a obra com a intenção de possibilitar “o ensino da língua portuguesa não só em Portugal, no Brasil e nas nações lusófonas da África, mas em todos os países em que se estuda o nosso idioma”. Percebe-se um estudo embasado e preocupado com a noção de “correto” e “incorreto”. Ao final do texto, é exposta a necessidade de investigações descritivas e aperfeiçoadas da língua para que se possa determinar o que é de emprego obrigatório, facultativo, tolerável, grosseiro, e inadmissível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com