TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

         O CORONAVÍRUS ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

Por:   •  20/6/2020  •  Abstract  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 8

 

 

1 

                                                   O CORONAVÍRUS

 

 Éric Douglas da Silveira Coitinho

 

 

REFERÊNCIAS

 

Organização Mundial da Saúde. Video publicado em 18 de fevereiro de 2020 sobre a propagação e proteção do Coronavírus. Link: https://youtu.be/3MkRE2rG4Ok.

Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus na Atenção Primária à Saúde, publicado em março de 2020.

CARACTERÍSTICAS, DADOS E SINTOMAS;

 

O Corona que vem assombrando tanto o mundo nos ultimos tempos é uma  família de vírus causadores  de doenças respiratórias que, vistos em um micropscópio, tem um formato  parecido  com  o  de  uma  coroa,  que  em  latim  é  corona,  daí  vem  seu  nome, Coronavírus. Essa  pandemia  que  se  espalha  pelo  mundo nos últimos meses se referem a o novo vírus desse grupo, o Sars-Cov-2, que foi descoberto em 7 de janeiro pelas autoridades chinesas, segundo a  OMS (Organização Mundial da Saúde).

Estão enganados os que pensam que esta família de vírus surgiu apenas neste ano, pois, até 2019, já eram conhecidos seis tipos da família do corona que poderiam infectar humanos, desde variedades quase inofensivas que causam a gripe comum até as mais graves, como o Sars (Síndrome respiratória aguda grave) e o Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), que já causaram muitas mortes de pessoas em epidemias nos anos 2000 e 2010, respectivamente.

A maioria dos estudos sobre o Novo Coronavírus é inconclusiva, portanto, precisa ser interpretada com cuidado. Estimativas recentes baseadas em dados da China apontam que a taxa de mortalidade da doença deve estar girando em torno de 0,5% a 1,6%.

Se aprofundando mais sobre as taxas, as que indicam serem maiores que 3% têm sido reportadas porque se baseiam no total de mortes dividido pelo total de casos já ocorridos. Esse número, porém, ignora que muitos casos de baixos sintomas da

                                                                                                                                     2 

                                                                                                                                     doença provavelmente ainda não foram detectados e, por outro lado, que ainda não se tem noção de quantos dos casos já registrados até agora irão resultar em morte. Por exemplo na Coreia do Sul, país que mais testou pessoas para a doença, a taxa de mortalidade registrada até agora é de 0,8%.

Uma coisa que já é certa e  evidenciada é que o novo coronavírus é muito mais perigoso para idosos e portadores de doenças crônicas do que para o resto da população, sendo para os demais apenas como uma gripe aparentemente comum. Segundo estudos, a taxa de mortalidade pode chegar a 18% nos infectados com mais de 80 anos, mas fica abaixo de 1% para as faixas de idade até 49 anos, sendo assim, pessoas com uma faixa etária menor, tem de se prevenir contra o novo coronavírus para não prejudicar ainda mais os idosos e as pessoas com doenças crônicas, por serem potenciais transmissores da doença, mesmo que para estes ela não seja tão prejudicial.

Há também a questão sobre a qualidade da assistência médica recebida pelos infectados ser baixa em determinados países podendo assim ter uma forte influência na fatalidade. Estudos preliminares feitos na China mostraram que houve uma taxa maior de mortes em distritos onde os número de doentes subiu rapidamente, ficando mais difícil daqueles com uma situação mais grave serem atendidos a tempo por conta dessa sobrecarga do sistema de saúde.

Falando sobre os sintomas, os mais encontrados e mais característicos do coronavírus são a tosse seca e o cansaço por conta de febres, porém a maior parte dos infectados só apresentam sintomas leves. Portadores do novo Coronavírus também podem apresentar dores no corpo, falta de ar, produção de catarro e calafrios. Em situações mais especifícas e distintas podem ocorrer náusea, congestão nasal e diarreia. Eu diria que uma pessoa que apresente boa parte desses sintomas deveria procurar um médico para analisar seu estado de saúde imediatamente.

CRÍTICA;

 

Na minha opnião é bom ter maior conhecimento sobre essa doença que preocupa todos os moradores do planeta Terra, quanto mais soubermos, melhor. Tendo em vista toda a precaução adotada pelas organizações de saúde pelo mundo todo, vemos, que há diversas medidas sendo tomadas pelos governos e que apenas aqueles sem empatia alguma, ou nenhum interesse comum com sua própria raça, não adotarão também estas medidas de cautela para preservar a vida daqueles que realmente irão passar por maus bocados graças ao novo Coronavírus, como os idosos                                                                                                                                                                                                                                                                                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com