TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Dom Quixote na presença das artes no hoje e passado.

Por:   •  9/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 7

A presença de Dom Quixote nas várias formas de Arte, ontem e hoje.

Quixote de acordo com que conhecemos não representa os cavaleiros que lemos em livro ou vimos em filmes de cavalarias e clássicas epopeia. Pois esse personagem em seus aspectos físicos como a sua idade, condicionamento físico e de aparência não grandiosa entre outros critérios de comportamento e históricas dentro do contexto. Ao relatar de Quixote não podemos deixar de se referir ao seu parceiro Sancho Pança que acompanha seu amo em muitas aventuras (ou desventuras) que está situado como um personagem menor do Romance o qual era um homem robusto, baixa estatura, mas possui uma personalidade calma, também era bastante fiel a Dom Quixote, embora seu amo reclamar sempre por ser falastrão. Logo com esses tais personagens de Cervantes, que possui personalidades únicas acabam ganhando vida e entrando na Historia.

Dom Quixote de La Mancha foi publicado em uma época que estava se ocorrendo diversas mudanças, quando o romance de cavalaria estava sendo os mais visados, no qual se tornou destaque popular. Até que não passar de período começaram a se diminuir esse tipo de literatura. Foi quando Miguel de Cervantes satirizou o estilo literário das novelas com seus heróis cavaleiros andantes. E assim, se iniciou o rumo da famosa obra de paródia das novelas medievais da época, com seus grandiosos heróis cavaleiros. Os dois protagonista apresentam questões de reflexão para o ser humano em suas loucuras, lucidez, ideias, amores, personalidade, senso realista e crítico para época até os dias de hoje.

Um romance cheio de alusões a outras obras, críticas à estilo literário da época com vários valores como: justiça, idealismo enlouquecidos, elevadas virtudes, sensibilidades, aventura, liberdade de espírito e emoções, razão, humor e sátiras.

Desde então o século XVI em diante, ocorreram adaptações para o teatro, composições musicais, versões para óperas, balés. Já no século XX, surgiram versões para o teatro, televisão, cinema, desenho animado; o primoroso romance insere-se também nos pincéis e telas de pintores como: Goya, Horgarth, Picasso, Daumuier, Gustave Doré. Há também a existência de restaurantes e marcas de charutos cubanos com nome de Sancho Pança, tiras com personagens vinculadas nos meios de comunicação, estátuas nas praças da Espanha; o nome da obra está presente na literatura do cordel, enredo de escolas de sambas Mocidade Independente de Padre Miguel no ano de 2012.

Dom Quixote nas Artes do Passado ( No tempo após sua publicação)

O livro de Miguel Cervantes “Dom Quixote” é uma grande influência, pois ele demostra bem a mudança histórica da retirada da Idade Média para Moderna, além do mais é foi um livro no qual era totalmente diferente dos outros livros de cavalaria que tinha costume de heróis fortes que conquistava as mais belas donzelas e admirado por todos os moradores da região. Não demorou a impactar e a contagiar no qual ocorrem muitas intertextualidade sobre obra, com muitos livros que fazia referência ou alusão, sem contar com óperas, composições músicas e teatro.

Dom Quixote fascinou a época se tornando uns dos livros mais lidos, a final não é todo dia que vemos uma crítica a livros que mesmo saindo de época era livros fortes. Mas com essa criação conquistou corações e despertou desejos e deu lugar a um novo tema para as artes.

O livro tem uma magia própria eles nos faz refletir em questões humanas, apesar de ser basear em criticar a forma de literatura. Quixote é simplesmente extraordinário ele se tornou expirador para diversas formas de Artes, impactando até os dias de hoje.

As influencias de Dom Quixote Nos dia de hoje: (século XX à diante)

É incrível que hoje, mais de quatrocentos anos depois de Cervantes ter escrito o primeiro volume do romance, ainda sejamos cativados por um texto com um assunto tão pouco sedutor à primeira vista: as aventuras de um fidalgo que enlouquece depois de ter lido romances de cavalaria em excesso.

Com a estrutura do texto de Cervantes, podemos classifica-lo como moderno ou até mesmo pós-moderno, pois Cervantes nos mostra algo extremamente inovador e até certo ponto contemporâneo, por mudar o tipo de contato que o narrador tem com o leitor.

Devido às influências de Dom Quixote em tantas vertentes das artes como óperas, diversos livros, peças de teatro até mesmo as que usam fantoches, musicais, pinturas, esculturas, entre outros, foi criado então o adjetivo “Quixotesco”.

Quixotesco tornou-se um adjetivo que abrange algumas características como: Dulcinéia que se transformou num arquétipo do amor platônico e, é a amante desejada, inacessível, inexistente, Dom Quixote que é o modelo de todos os heróis solitários que batalham pelas suas causas, pelos seus ideais, ou que simplesmente vagueiam pelo mundo em busca da sua alma gêmea, mesmo tendo todo o mundo, e até a crueldade dos fatos contra si, Sancho Pança que é considerada a voz da sabedoria simples e pragmática, a voz da razão, por vezes desarrazoada, daqueles que seguem com admiração os que ousam mudar o mundo.

De modo geral é possível dizer que a presença do Quixote se deu tanto na cultura quanto na literatura. No âmbito da cultura a grande obra de Cervantes se difundiu por intermédio do mito; na literatura, por meio das formas literárias.

Alguns exemplos na literatura: O mito do cavaleiro e os três mosqueteiros.

Na cultura temos: Salvador Dali e Pablo Picasso entre outros, que foram alguns dos pintores que tentaram dar forma aos personagens de Cervantes.

O que fez Dom Quixote flutuar pela Historia

Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com