TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poema da Necessidade

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

Clarice Lispector nasceu no dia 10 de dezembro de 1920 em Tchetchelnik, Ucrânia. Recebeu o nome de Haia Pinkhasovna Lispector, sendo a terceira filha de Pinkouss e de Mania Lispector, judaicos que imigram para o Brasil para a cidade de Maceió, Alagoas em março de 1922. Por iniciativa do seu pai, todos mudam de nome e Haia passa a se chamar Clarice.

No ano de 1925, Clarice e sua família mudam-se para a cidade de Recife onde passa sua infância no Bairro da Boa Vista. Aprendeu a ler e escrever muito nova, estudou inglês e francês e cresceu ouvindo o idioma dos seus pais o iídiche. Com nove anos de idade, fica órfã de mãe.

Em 1931, Clarice ingressa no Ginásio Pernambucano, que era visto como o melhor colégio público da cidade. Já escrevia suas historinhas, todas recusadas pelo Diário de Pernambuco, que àquela época dedicava uma página às composições infantis. Isso se devia ao fato de que, ao contrário das outras crianças, as histórias de Clarice não tinham enredo e fatos, apenas sensações. Estuda no Ginásio até 1937 e, neste ano, Clarice muda-se com a família para o Rio de Janeiro, para o Bairro da Tijuca, onde ingressa no Colégio Sílvio Leite e torna-se frequentadora assídua da biblioteca. Conhece os trabalhos de Rachel de Queiroz, Machado de Assis, Eça de Queiroz, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Dostoiévski e Júlio Diniz.

Em 1937 Clarice se matricula no curso complementar (dois últimos anos do curso secundário) visando o ingresso na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro) e ingressa no curso de Direito. No ano de 1938, transfere-se para o curso complementar do colégio Andrews, na praia de Botafogo. Devido às dificuldades financeiras, dá aulas particulares de português e matemática. A relação professor/aluno seria um dos temas preferidos e recorrentes em toda a sua obra, desde o primeiro romance: Perto do Coração Selvagem. Ao mesmo tempo, aprende datilografia e faz inglês na Cultura Inglesa.

Inicia seus estudos na Faculdade Nacional de Direito em 1939. Faz traduções de textos científicos para revistas em um laboratório onde trabalha.

Aos 19 anos publica seu primeiro conto "Triunfo" no semanário Pan. Forma-se em Direito e casa-se com o amigo de turma Maury Gurgel Valente em 1943. Nesse mesmo ano estreou na literatura com o romance "Perto do Coração Selvagem", que retrata uma visão interiorizada do mundo da adolescência, e teve calorosa acolhida da crítica, recebendo o Prêmio Graça Aranha.

Clarice Lispector acompanha seu marido em viagens, na carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores. Morou também na Inglaterra, Estados Unidos e Suíça, sempre acompanhando o marido.

Em 1949, nasce na Suíça seu primeiro filho, Pedro, e em 1953 nasce nos Estados Unidos o segundo filho, Paulo. Em 1959, Clarice se separa do marido e retorna ao Rio de Janeiro, com os filhos. Logo começa a trabalhar no Jornal Correio da Manhã, assumindo a coluna Correio Feminino. Em 1960 trabalha no Diário da Noite com a coluna Só Para Mulheres, e lança "Laços de Família", livro de contos, que recebe o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro. Em 1961 publica "A Maçã no Escuro" que recebe o prêmio de melhor livro do ano em 1962.

Clarice sofre várias queimaduras no corpo e na mão direita,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com