TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Romantismo Português

Por:   •  28/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

A literatura, assim como qualquer outra manifestação artística, é expressão de uma coletividade e como tal se vincula a fenômenos socioculturais do grupo no qual se origina. (RODRIGUES, Inara de Oliveira, SANTOS, Paulo Roberto Alves, 2012, p. 09).

No que diz respeito à literatura, mencionamos a base cultural formada dentro da concepção de mundo do feudalismo, influenciado pelo catolicismo e pelo espírito das cruzadas que impulsionou as primeiras manifestações literárias. (RODRIGUES, Inara de Oliveira, SANTOS, Paulo Roberto Alves, 2012, p. 36).

Outro mencionado autor português da prosa romântica é Júlio Dinis. Em seus romances já se percebem traços do Realismo, por isso ele costuma ser enquadrado na terceira geração, ou seja, na transição do Romantismo para a estética realista. (RODRIGUES, Inara de Oliveira, SANTOS, Paulo Roberto Alves, 2012, p. 246).

O Romantismo português acompanha as linhas gerais do movimento europeu, mas adaptando-o à conjuntura sócio-econômico-cultural (...)” de Portugal do século XIX. (MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa através dos textos. 28. ed. São Paulo: Cultrix, 2002, p. 251).

O período do Romantismo é fruto de dois grandes acontecimentos na história da humanidade, ou seja, a Revolução Francesa e suas derivações, e a Revolução Industrial. (COSTA, Edson Tavares, 2011, p. 101)

Os primeiros anos do Romantismo português coincidiram com as lutas civis entre liberais e conservadores, acirradas com a renúncia de D. Pedro ao trono brasileiro e seu engajamento na luta pelo trono de Portugal, ao lado dos liberais. (COSTA, Edson Tavares, 2011, p. 110)

Trabalho de fichamento sobre o Romantismo em Portugal - Faculdade de Letras e Literatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com