TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"O Safári Definitivo", De Nadine Gordime

Dissertações: "O Safári Definitivo", De Nadine Gordime. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  2.734 Visualizações

Página 1 de 3

Leia o conto “O Safári Definitivo”, de Nadine Gordimer e responda às perguntas abaixo:

1. Considere o contexto histórico do conto. A narrativa acontece em Moçambique, quando um grupo de rebeldes, Renamo, tentou derrocar o governo marxista e muitas pessoas procuraram asilo na África do Sul.

A África do Sul, durante o regime do Apartheid (1948‐1992), temerosa das novas nações liberadas, com governos negros, favorecia as guerrilhas que tentavam desestabilizar estas novas nações.

Qual é posição de Gordimer frente a essa situação?

Ela tem consciência de que falar abertamente contra o governo ou sobre as terríveis coisas que acontecem devido ao apartheid pode levá-la à prisão ou até mesmo causar a sua morte. Por esse motivo ela opta por recorrer ao simbolismo em várias passagens da obra.

b. Qual seria o tema principal do conto?

A guerra civil em Moçambique, o que leva muitas pessoas da etnia negra a fugir em direção à África do Sul para escapar dos bandidos que saqueiam casas e matam pessoas.

2. Quem narra a história?

A história é narrada por uma menina sem nome, que, junto com 2 irmãos, é guiada pela avó na difícil fuga de seu país em direção à África do Sul.

3. Analise a linguagem da narradora. Ela é uma moça negra. Porém, a linguagem que ela usa seria a de uma pessoa branca, que fala inglês. Por que Gordimer escolhe este tipo de linguagem?

4. Qual o lugar da mulher no conto? Analise a figura da mãe, da avó e das outras mulheres com quem fogem através do Parque Krueger.

Sobre a mãe sabe-se apenas que saiu e nunca mais voltou, provavelmente vítima dos rebeldes ou “bandidos”. A figura central é a avó, que representa a força capaz de guiar os demais nesta difícil viagem rumo à liberdade. Ela é uma mulher forte que consegue resistir à fome, à sede e ao cansaço, ultrapassa todos os obstáculos e consegue, assim, levar seu netos ao campo de refugiados. É ela quem compra com o pouquíssimo dinheiro que consegue, sapatos novos para as crianças irem à escola, que aqui representa a esperança de um futuro melhor, pois estudando elas terão bons empregos quando adultos.

5. Que lugar precisam cruzar? O que este lugar significa no nível simbólico?

Precisam cruza o Kruger Park, local destinado à prática de safári. No nível simbólico é um paralelo entre as condições em que os refugiados negros atravessam o parque, sem poder sequer acender fogo e em silêncio e os turistas ricos brancos, que vão ao parque para se divertir.

6. Considere a figura dos leões. O que significam no nível simbólico?

Os leões são muito perigosos, assim como os rebeldes ou os “bandidos”, representam o medo que acompanha os refugiados durante a travessia. Sempre que sentem a presença dos leões eles são obrigados a irem para longe ou mudar o caminho para não morrerem.

7. O que representa uma vida melhor neste novo lugar?

O que representa uma vida melhor é a tenda onde eles se abrigam. Apesar de todos os refugiados viverem sob o mesmo teto há paz e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com