TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é inglês instrumental como surgiu e qual a sua importância?

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  2.321 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O que é inglês instrumental como surgiu e qual a sua importância?

Geralmente no meio acadêmico os alunos precisam ter acesso a muitos materiais em língua inglesa, mesmo porque não existe tempo hábil para esperar a tradução de certos livros ou artigos, porque a informação é muito rápida, por isso se faz necessário a leitura dessas informações ainda na língua original. E a maioria dos textos técnicos e artigos científicos estão em língua inglesa.

Não somente no mundo acadêmico, mas a língua inglesa está presente em várias situações cotidianas, como nos rótulos e manuais de produtos importados, nos jogos de vídeo games, nas instruções dos computadores, etc., e nem sempre temos a tradução rápida ao nosso alcance. É ai que vemos a importância do Inglês Instrumental.

O “English for Specific Purposes” (E.S.P), que em português quer dizer: Inglês com Objetivos Específicos, também chamado de inglês instrumental ou técnico, ou seja, é a habilidade de entender textos em língua inglesa usando estratégias específicas de leitura, que tem como objetivo capacitar o aluno num período curto, a ler e compreender o essencial em textos de língua inglesa. Essa abordagem não inclui o estudo da língua falada, somente escrita, já que seu objetivo é preparar para a habilidade de leitura.

A ideia é que o Inglês Instrumental tem como foco o estudo do texto, provendo o aluno de habilidades e técnicas para compreender o sentido geral do texto, mesmo sem possuir um conhecimento profundo da língua.

Essa técnica sempre existiu e foi muito utilizada de maneira informal, com a necessidade que os negociantes que viajavam tinham de se comunicar em outro idioma. E se fortaleceu com o aparecimento de várias correntes e as facilidades de comunicação do mundo moderno.

Estratégias de leitura

Estratégias de leitura são técnicas usadas para nos ajudar a ler e compreender textos de língua estrangeira.

Citaremos as principais:

  • Skimming: É passar os olhos sobre o texto para se obter a ideia principal, saber como ele está organizado ou para perceber a intenção do autor, com a ajuda  de figuras e do título. Ou seja,
  • Scanning: fazer uma leitura mais detalhada, com o objetivo de encontrar uma informação específica no texto. Fazendo perguntas, como datas, idade de determinada pessoa, etc.
  • Antecipação: refletir sobre o tema do texto antes de lê-lo. Buscando relação com a experiência de vida do leitor, a partir do conhecimento que possui

( cultural, gramatical, lexical, semântico e etc.)

  • Previsão: adivinhar sobre um determinado texto simplesmente pela análise do título e das figuras. Fazendo uma analise tipográfica para identificar qual o gênero textual.
  • Inferência: deduzir o significado e uso de itens lexicais não familiares por meio de dicas contextuais (trabalhar com a formação de palavras como prefixos e sufixos, com o reconhecimento de palavras relacionadas em um texto).

http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/viewFile/787/690

http://pt.scribd.com/doc/35259211/APOSTILA-INGLES-INSTRUMENTAL-2008-1-1

1. Breve histórico do ensino de inglês instrumental

O termo inglês instrumental é parte de um movimento maior na área de ensino de línguas estrangeiras denominado língua para fins específicos (Language for Specific Purposes - LSP), no qual se insere o ensino de qualquer língua estrangeira com foco nas necessidades específicas do aprendiz, objetivando o uso da língua-alvo para desempenho de tarefas comunicativas, sejam elas de produção ou compreensão oral ou escrita naquela língua.

De acordo com Swales (1985), o ano de 1962 marca o início do ensino de inglês instrumental no mundo moderno com a publicação do artigo "Some measureable characteristics of modern scientific prose" de Barber, embora este não seja o ano em que o ensino instrumental realmente começou, pois, de certa forma, e de maneira informal, o ensino instrumental sempre existiu, basta que consideremos, por exemplo, os contatos entre os impérios antigos, como o grego e o romano, por exemplo, onde, sem dúvida, a língua era utilizada para contato com os novos povos conquistados e, por certo, pelo que se tem notícia a respeito do ensino de línguas estrangeiras, não havia um ensino de línguas formal, a língua era aprendida, portanto, com o fim específico de estabelecer relações de dominado/dominante entre as partes, o que já representa, por si, um fim instrumental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com