TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBJETIVO DO LIVRO DE RESUMO

Projeto de pesquisa: OBJETIVO DO LIVRO DE RESUMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.319 Palavras (14 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO DO LIVRO A META

ESTE ARQUIVO CONTEM UM RESUMO DO LIVRO A META

INTRODUÇÃO

O livro A Meta trata das dificuldades enfrentadas pelo gerente de uma fábrica, em administrar sua empresa, com o objetivo de evitar a falência.

Como tem um tempo limitado para melhorar o desempenho da fábrica, o gerente não mede esforços em encontrar e descobrir procedimentos, para tornar competitiva a fábrica sob sua responsabilidade. Vem então a evolução do processo de raciocínio da teoria das restrições, que pode ser entendida como uma ampliação do pensamento da tecnologia de produção otimizada, atingindo, assim, a meta, que corresponde ao propósito global da organização.

O gerente da fábrica UniCo, Alex Rogo, trabalhava sob pressão, sua unidade estava indo mal. Bill Peach vice-presidente da divisão, estava lhe cobrando a entrega de um pedido atrasado, para atender o referido pedido não mediu esforços, ultrapassou limites e normas internas, agregando altos custos extras, estava nervoso e aborrecido, nada funcionava, a vida conjugal também ia mal porque Alex não tinha tempo para a família.

Vem a tona todo um pensamento da nomeação ao cargo, a vida como trabalhador, o esforço, a análise da mudança, a insatisfação no despenho do cargo.

Enfim, veio a comunicação da reunião e a notícia de melhoramentos na produtividade em todos os locais para evitar a falência.

A chave era enfocar as restrições (gargalos) fortalecer os elos fracos da corrente melhorando assim o fluxo de resultados e aumentando o lucro.

Alex Rogo é estimulado por um mentor, Jonah, a conseguir tirar sua fábrica do sufoco, descobre que para salvar sua empresa tem que ganhar dinheiro. Essa era a meta.

A meta da empresa com fins lucrativos deve ser a de ganhar dinheiro tanto no presente como no futuro.

O enfoque principal é a maximização do resultado da empresa, criando mecanismos para avaliar como as decisões de produção afetam o lucro. Nem sempre o lucro é diretamente proporcional à eficiência.

A produtividade é o ato de fazer uma empresa ficar mais próxima de sua meta (Goldratt, 1997, p.37)

A meta é reduzir a despesa operacional e o inventário aumentando simultaneamente o ganho" (Goldratt, 1997, p.99).

Ganho é o índice pelo qual o sistema gera dinheiro através das vendas

Inventário é todo o dinheiro que o sistema investiu na compra de coisas que ele pretende vender .

Despesa Operacional é todo o dinheiro que o sistema gasta a fim de transformar o inventário em ganho .

Sempre com auxilio do mentor Jonah, Alex e sua equipe vão descobrindo prioridades e ampliando conhecimentos para vencer os obstáculos que não permitem a empresa gerar lucro. No decorrer do processo verificaram que o fato de dar aos robôs mais coisas para produzir aumentou sua eficiência, mas, desde então, estavam terminando cada mês com excesso dessas peças.

Perceberam que estavam transformando o tempo ocioso em tempo de processo aumentando as pilhas de inventário e a despesa operacional.

Existe uma prova matemática que mostra claramente que, quanto a capacidade é diminuída exatamente até a demanda do mercado, o ganho cai e o inventário aumenta até o teto. (Goldratt, 1997, p.99)

A grande jogada ocorre quando os eventos dependentes estão combinados com outro fenômeno chamado flutuações estatísticas . (Goldratt, 1997, p.116).

Identificar as restrições do sistema e aprender como administrar a fabrica de acordo com suas restrições era o objetivo.

Seus gargalos não estão mantendo um fluxo suficiente para satisfazer a demanda e ganhar dinheiro (Goldratt, 1997, p.173).

A teoria da fila.

Ron estava determinado o ritmo. Toda vez que alguém andava mais devagar do que Ron, a fila ficava maior. Se um dos garotos desse um passo com um centímetro a menos do que Ron o comprimento da fila inteira poderia ser afetado . (Goldratt, 1997, p.116).

Mas, o que aconteceria quando alguém andava mais rápido do que Ron? Os passos mais longos ou mais rápidos não deveriam compensar os outros? As diferenças não fazem as médias?

NÃO. A capacidade de ir mais rápido do que a média era restrita. Ela dependia de todos os outros que estavam na frente.

Extensão da trilha Inventário.

Despesa Operacional Energia dos garotos para andar (qualquer coisa que transformasse o inventário em ganhos)

O que deduz da excursão é que não devemos olhar para cada área e tentar ajusta-la. Devemos tentar otimizar o sistema inteiro .(Goldratt, 1997, p.158)

Dois tipos de recursos:

Gargalos é aquele recurso cuja capacidade é igual ou menor do que a demanda colocada nele.

Não gargalos qualquer outro recurso cuja capacidade é maior que a demanda colocada nele.

O que temos de fazer é encontrar capacidade suficiente para que os gargalos se tornem mais iguais à demanda de mercado. Estamos fazendo nossos gargalos trabalharem em peças que não contribuirão para o ganho. Tempo perdido em um gargalo significa perda de ganho.

Todas as vezes que um gargalo termina uma peça vocês estão tornando possível a expedição de um produto acabado (Goldratt, 1997, p.180).

Façam os gargalos trabalharem apenas no que contribuirá para o ganho hoje, orientou Jonah, esta é uma maneira de aumentar a capacidade dos gargalos, outra é tirar a carga dos gargalos passando-os para os não gargalos.

O planejamento do fluxo de produção deve ser desenvolvido tendo como foco as restrições físicas existentes no processo produtivo, o que permite a redução do inventário sem perda do ganho ou aumento de despesas operacionais. A técnica da combinação da produção denominada tambor-pulmão-corda que forma um ritmo a toda linha de produção.

O tambor principal recurso restritivo, dita o ritmo da produção.

O pulmão os estoques temporários colocados estrategicamente para o abastecimento ser contínuo.

A corda obriga os demais componentes do sistema a manter o ritmo determinado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com